Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27690
Tipo: Tese
Título: O LETRAMENTO ESCOLAR E A FORMAÇÃO CRÍTICA DOS ESTUDANTES: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA-ENSINO MÉDIO
Autor(es): Bernadon, Maura
Autor(es): Bernadon, Maura
Abstract: Esta tese trata da contribuição do livro didático para o letramento crítico. Para apontar como o letramento crítico é abordado no ensino-aprendizagem de leitura e escrita, escolheu-se como objeto de análise o livro didático publicado pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Língua Portuguesa e Literatura - Ensino Médio (LDLPL - Ensino Médio). O objetivo foi observar, nos dezesseis capítulos desse livro, se as instruções das atividades de leitura e escrita favorecem a formação crítica dos estudantes. Em função dos objetivos propostos e do corpus, a pesquisa caracterizou-se como interpretativista e explicativa, característica de estudos que envolvem a análise do discurso. O arcabouço teórico foi construído a partir de uma perspectiva sociodiscursiva e crítica de ensino de língua. Paralelamente, resgataram-se os estudos sobre os livros didáticos que são considerados instrumentos de letramento escolar. Investigaram-se as bases teórico-metodológicas das diretrizes curriculares de língua portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio e o manual de elaboração das instruções didáticas em que esse livro foi baseado. Além disso, verifiquei o papel dos gêneros textuais no letramento escolar, uma vez que esse é o conteúdo estruturante em que as instruções estão organizadas. Segui a proposta teórica-metodológica da Análise Crítica do Discurso para a análise textual que se complementa na análise da prática sociocultural e da prática discursiva. O resultado dessa investigação mostra que as instruções do LDLPL-Ensino Médio se aproximam de uma abordagem de ensino voltada para o letramento crítico ao proporem uma reflexão sobre temas polêmicos que fazem parte da realidade dos estudantes, por meio de textos escritos e multimodais. Nos capítulos, encontram-se também instruções para os estudantes identificarem os argumentos e os alertam para as transformações sociais ensinando-lhes a serem co-produtores de sentidos e conscientes de seu próprio processo histórico. Todavia, embora esses aspectos estejam voltados para uma perspectiva crítica de ensino, os temas polêmicos são tratados de forma naturalizada. O livro também deixa de mostrar como construir as estratégias para uma argumentação falaciosa, tais como o uso de generalizações de dados estatísticos tendenciosos ou vagos e o argumento de autoridade, que mostram como a linguagem é construída nas relações de poder. Da mesma forma, as instruções de leitura e escrita deixam de abordar os textos visando sua função social, aspecto que não contribui para a formação cidadã.
This thesis deals with the critical formation of students. The theoretical framework focused on a critical socio-discursive perspective of language. The analysis object is the textbook published by the Paraná State Educational Department, Língua Portuguesa e Literatura - Ensino Médio (LDLPL - Ensino Médio), used in order to point out how the critical literacy is approached in reading and writing. The aim was to observe, in the sixteen chapters of this book, if the reading and writing instructions favor the student´s critical formation. In accordance with the objectives and the corpus, this research is interpretative and explanatory, characteristic of studies that involve the discourse analysis. Concomitantly, I investigated studies about textbooks that are instruments in the scholar literacy. It was also investigated the Paraná State Curriculum Guidelines of Portuguese Language of Basic Education and the drafting manual of the textbook chapters in which this book was based. I verified the role of textual genres in the scholar literary, as this is the structuring content in which the activities are organized. I followed the theoretical-methodological proposal of Critical Discourse Analysis for the textual analysis complemented by the sociocultural and discursive analysis. The result of this research shows that the instructions in the LDLPL-Ensino Médio approach toward critical literacy as this textbook proposes a reflection on controversial topics that are part of the reality of the students, through written and multimodal texts. In the chapters, there are instructions that teach students to identify the arguments and warn them to social transformation, teaching them to be a co-producer of senses and to be conscious of their own historical processes. However, despite to approach controversial issues, as racism and stereotypes, these problems are naturalized in the book. The textbook does not teach strategies to build an argument such as the use of statistical generalizations or vague and tendentious argument from authority. The reading and writing activities also fail to show that the texts are not neutral that they have a social function and are constructed through power relations, aspect that do not favor the formation of critical students.
Palavras-chave: Letramento escolar
Livro didático
Letramento crítico
CNPq: Letras
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27690
Data do documento: 15-Out-2018
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE - Maura Bernardon 4-3-2014.pdf6,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.