Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27662
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Educação musical em projetos sociais: os saberes docentes em ação
Autor : Santos, Elisama da Silva Gonçalves
metadata.dc.creator: Santos, Elisama da Silva Gonçalves
Resumen : Este trabalho teve como objetivo geral compreender de que maneira os saberes docentes tem norteado a prática de educadores musicais em projetos sociais de Salvador. Buscou elucidar o modo como estes saberes foram construídos e de que maneira estavam imbrincados nas práticas docentes dentro e fora da sala de aula. A pesquisa foi realizada em três projetos sociais distintos, tendo como atores sociais três educadores musicais. Baseou-se em uma metodologia de caráter qualitativo, desenvolvida a partir de três estudos de caso, denominado por estudo multicasos, Bogdan & Biklen (2004) e Bresler & Stake (1992). Está fundamentada na concepção de Tardif (2010) entendendo o saber docente como um “saber plural”, ou seja, um conjunto de conhecimentos, habilidades, saber-fazer, mobilizados e dinamizados na atuação docente. Apoia-se, também, nos estudos de Tardif & Lessard (2007), compreendendo o saber como fruto das relações interativas do educador e as demandas dos contextos profissionais e pessoais. Discute, ainda, os projetos sociais e as demandas da contemporaneidade, a formação do educador musical e os contextos “não escolares” buscando estabelecer uma interlocução com os saberes docentes na atuação de professores de música em projetos sociais. Para análise dos dados foram utilizadas as concepções de saber de Tardif (2010) e Tardif & Lessard (2007), e para estabelecer o diálogo entre os saberes e os projetos foram utilizadas as concepções de atuação docente em comunidades trazidas por Gohn (2010). A partir da pesquisa de campo constatou-se que a construção dos saberes dos docentes pesquisados está fundamentada na história de vida, no contato com a formação universitária, nas experiências vividas e nas buscas pessoais que surgem diante da trajetória profissional de cada um. Por fim, a atuação docente nos projetos sociais também se revela como um cenário de trocas de saberes, aprendizado coletivo, auxílio no desenvolvimento musical e humano dos alunos, e mais um espaço importante a contribuir na formação profissional de educadores musicais.
Palabras clave : Música - instrução e ensino
Projetos Sociais
Saberes Docentes
metadata.dc.subject.cnpq: Artes/Música
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27662
Fecha de publicación : 9-oct-2018
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGMUS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO ED. MUSICAL EM PROJETOS SOCIAIS.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.