Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27585
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da atividade aquícola em unidades familiares no complexo estuarino-insular de Tinharé-Boipeba a partir da revisão histórica das iniciativas de aquicultura realizadas na região
Autor(es): Bastos, Natalia Ferraz
Autor(es): Bastos, Natalia Ferraz
Abstract: Num país marcado por um processo histórico no qual as elites fundamentaram as suas riquezas na posse e concentração de terras, é urgente a busca por alternativas que almejem modificar as condições atuais em que vive a maioria dos trabalhadores rurais no Brasil. A aquicultura familiar surge como alternativa viável e promissora, sobretudo para as comunidades pesqueiras tradicionais que sofrem com os efeitos da estrutura fundiária concentrada por poucos e também pelas questões ambientais (defeso reprodutivo de espécies marinhas, desastres ambientais, sobrepesca, dentre outros), as quais limitam a utilização dos recursos como fonte de sustento e renda que garanta a essas populações condições de vida mais digna. Essa pesquisa busca avaliar iniciativas de fomento à aquicultura familiar desenvolvidas por projetos vinculados ao Estado, universidades e iniciativas privadas, no Complexo Estuarino-Insular de Tinharé-Boipeba, analisando-os quanto às suas potencialidades socioambientais. As atenções dessa pesquisa recaem sobre os ambientes físicos nos quais estes projetos foram implantados bem como sobre as relações desenvolvidas entre os projetos e as comunidades. Para o diagnóstico das relações entre projetos e comunidades, a pesquisa se apóia nos conceitos de Estado Mínimo, Matrizes de Racionalidade, além das Horizontalidades e Verticalidades, verificando assim que os projetos estudados proporcionaram poucos resultados materiais duradouros. Em relação à análise física do ambiente constatou-se que nenhum dos projetos realizou diagnósticos ambientais prévios à escolha das comunidades, o que em alguns casos ocasionou prejuízos produtivos. Os dados acerca da qualidade da água da região são insuficientes e não permitem afirmar sobre o potencial deste ambiente para a produção aquícola, porém algumas condições avaliadas como temperatura, oxigênio dissolvido e pH se mostraram adequadas para os cultivos implantados na região. Dentro deste contexto inúmeros desafios são evidenciados, porém junto a estes surgem perspectivas da superação de uma realidade excludente e alienante.
Palavras-chave: Aquicultura familiar
Comunidade pesqueira
Qualidade da água
Tinharé-Boipeba
CNPq: Oceanografia Biológica
País: brasil
Sigla da Instituição: IGEO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27585
Data do documento: 3-Out-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Oceanografia (IGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Natalia_Bastos.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.