Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27498
Tipo: Tese
Título: A Poética da Improvisação e o Acaso no Processo Cênico do Espetáculo O Seguinte é Isso
Autor(es): Freitas, Waldete Brito Silva de
Autor(es): Freitas, Waldete Brito Silva de
Abstract: A presente tese consiste na análise estética e reflexiva do uso da improvisação na dança, a partir dos procedimentos e encenação do espetáculo O Seguinte é Isso, apresentado desde 2007, pela Cia. Experimental de Dança Waldete Brito. Investiga-se este processo para desvelar a maneira como os intérpretes-criadores servem-se dos recursos da improvisação na dança e o modo subjetivo de slecionar e reorganizar o repertóri de movimento a cada nova situação surgida na imprevisibilidade da cena. O conceito de improvisação coaduna-se com o pensamento de Nachmanovitch, que afirma ser este movimento um recurso autêntico e indispensável à criatividade, um fazer cujo sentido se organiza por si mesmo. Para compreender a multuplicidade criativa gerada na particularidade deste procedimento aberto a novos arranjos coreográficos, elegeu-se a Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty. Esta escolha permite revelar de modo particular a interface estética criativa que permeia a improvisação dos intérpretes-criadores, a partir da percepção consciente de si mesmo e do lugar no qual o espetáculo se constrói. Para o estudo do Processo Criativo foi fundamental a abordagem de Cecília Salles, pela compreensão da diversidade dos mecanismos individuais na construção do percurso coreográfico deste trabalho, assim como o Acaso Artísticos proposto por Fayga Ostrower e o conceito de Bricolagem sob a ótica de Joe Kincheloe, em que um dos princípios basilares é entender a multiplicidade de discursos e os modos de produção do conhecimento na inter-relação sujeito e ambiente, multiplicidade esta que se materializa esteticamente por mrio da dialética polifônica de um coletivo de artistas com vivencias corporais em diferentes estéticas coreográficas. Sublinha-se como opções metodológicas a pesquisa-ação, em função do seu aspecto social que possibilita pesquisadores e participantes compartilhare ideias e ações. A etnopesquisa se delineia como o procedimento de observação das circunstâncias determinadas e indeterminadas pela autonômia criativa dos intérpretes-criadores. As entrevistas realizadas com os participantes deste processo cênico somadas as observações via vídeo dos ensaios e apresentações serviram para análise da dramaturgia geral e encontrar respostas aos questionamentos desta pesquisa. Conjectura-se que o intérprete-criador, à medida que exercita os recursos da improvisação, desenvolve certa capacidade criativa e uma veloz habilidade de autopercepção cênica das situações que ocorrem à sua volta.
Cette thèse est l’analyse esthétique et reflexive de la utilisation de l’improvisation em danse, depuis de procédures de création et mise-en-scène du spetacle O Seguinte é Isso, présenté depuis 2007, par Cia. Experimental de Dança Waldete Brito. Ce processus a été étudié pour reveler comment interprétes-créateurs s’utilisent des ressources de l’improvisation em danse, et de façon subjective pour sélectioner et réorganiser le répertorie du mouvement, de chaque nouvelle situation qui a surgi dans l’imprévisibilité de la scéne. Le concept d’improvisation c’est function de la pensée de Nachmanovitch, qu’assure que ce mouvement est un recours authentique et indispensable à la créativité, une production créative dont le sens s’organise lui-même. Pour comprende la multiplicité créative généré das la particularité de cette procédure ouverte à de nouveaux arrangements choréographiques, on a élu la Phenoménologie de La Perception de Merleau-Ponty. Ce choix permet de révéler l’interface esthétique-créative, qui fait partie de l’improvisation des interprètes-créateurs, depuis la perception consciente de lui-même et d’oú le spectacle est construit. Pour l’étude du Processus Créatif était essentiel d’aborder Cecilia Salles, par la compréhension de la diversité des mécanismes individuels dans la construction de l’itinéraire choréographique de ce travail, ainsi que l’Hasard Artistique, tel que proposé par Fayga Ostrower et le concept de Bricolage, du point de vue de Joe Kinchloe, em que le príncipe fondateur est de comprendre la multiplicité des discours est des modes de production des connaissances dans l’inter-relation entre le sujet et l’environnement. Multiplicité que se matérialise esthétiquement à travers la dialectique polyphonique d’un collectif d’artistes ayan vécu expériences corpolles em différents esthétiques chorégraphiques. On souligne comme options méthodologiques la recherche-action, en function de l’aspect social qui permet aux chercheurs et participants partager des idées et actions. L’ethno-recherche est délinée comme la procédure d’observation des circonstances déterminées et indéterminées, par l’autonomie créative des interprétescréateurs. Les interviews avec les participants de ce processus scénique, ajoutées aux observations à travers la vídeo, des répétitions et des spectacles, a permis d’analyser la dramturgie general et trouver des réponses à ces questions de cette recherche. Il est considéré que l’interpréte-créateur, une fois qu’exerce les ressources de l’improvisation développe une certaine capacité créative, et une compétence rapide d’auto-perception scénique, des situations qui se produisent autour de lui-même.
Palavras-chave: Dança - improvisação
Bricolagem coreográfica
Acaso
Danse
Improvisation
Hasard
Bricolage Chorégraphique
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27498
Data do documento: 25-Set-2018
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Waldete-Brito 26 fev.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.