Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27285
Tipo: Dissertação
Título: Faz e não faz de conta: a criança-intérprete e sua compreensão do processo de encenação
Autor(es): Charone, Olinda Margaret
Autor(es): Charone, Olinda Margaret
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar o desempenho da criança-intérprete e sua compreensão no processo de encenação. Envolveu 12 crianças, intérpretes do espetáculo João e Maria – Uma aventura na Amazônia. O método adotado foi o da etnopesquisa. A técnica pesquisa-ação serviu de instrumento para a coleta de dados. Piaget e Stanislavski fundamentaram a análise. Os dados revelam que o requisito indispensável para que se tenha teatro infantil é colocar a criança como elemento prioritário, respeitando-a em toda a dimensão de sua realidade. Como aspectos conclusivos deste estudo, esta criança-intérprete, sintetiza dramaticamente o jogo lúdico, o jogo simbólico, o jogo dramático, a improvisação e o teatro, integrando as poéticas teatrais.
Analyser le dévelopement de l’enfant-interpréte et son entendement du processus de la mise-en-scène est l’objetif de cette étude. Douze enfants-interprétes du spectable João e Maria – uma aventura na Amazônia (Jean et Marie – une aventure en Amazonie) ont été concernés. La méthode ici adoptée a été celle de l’ethno-recherche. La téchnique recherche-action a été employée comme instrument de rassemblement de données. Piaget et Stanislavski ont été le fondement de l’analyse. Les données montrent que la condition indispensable pour faire du théâtre d’enfants c’est de considérer l’enfants élément essentiel, sans oublier aucun des élément de sa propre réalité. La conclusion de cette étude: l’enfant-interprete opére la synthèse du jeu, du jeu dramatique, de l’improvisation et du théâtre, reunissant les poétiques théâtrales.
Palavras-chave: Jogo
Faz-de-Conta
Improvisação
Representação
Criança-Intérprete
Jeu
Jaire semblant
Improvisation
Réprésentation
Enfant-interpréte
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27285
Data do documento: 11-Set-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPA-SUMÁRIO-RESUMO-AGRADECIMENTOS.docELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS95 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
OLINDA - Dissertação final.docELEMENTOS TEXTUAIS107,29 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.