Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27185
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ECA na mídia uma análise de noticias sobre crianças e adolescentes nos cadernos de cidade dos jornais a tarde e correio
Autor(es): Aguilar, Raul de Castro
Autor(es): Aguilar, Raul de Castro
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar de que forma os meios de comunicação impressos de maior circulação do Estado da Bahia, os jornais A Tarde e Correio*, abordam a questão da violência envolvendo crianças e adolescentes. O período de análise dos impressos compreende a data do 25º aniversário do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA/Lei 8.069), 13 de julho de 2015, até antevéspera de seu 26º ano, 12 de julho de 2016. A análise se dividirá em duas vertentes, uma qualitativa e outra teóricometodológica. A análise qualitativa será feita a luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), normas profissionais e de legislações afins. A análise teórico-metodológica será concebida a partir das postulações de leitor modelo, leitor empírico, autor modelo e semiose ilimitada de Umberto ECO e das perspectivas acerca do conceito de Enquadramento e seu uso pelos media, formulados por Erving Goffman, Robert Entman, Scheufele e J. Park; operadores da linguística, sociologia e do campo da comunicação.
Palavras-chave: ECA
Leitor
Modelo
Enquadramento
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27185
Data do documento: 31-Ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DE RAUL DE CASTRO AGUILAR.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.