Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27119
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado |
Autor : | Moura, Lino Daniel Evangelista |
metadata.dc.creator: | Moura, Lino Daniel Evangelista |
Resumen : | Este estudo trata de uma análise sobre transculturação entre cultura nordestina e
dança flamenca, tendo como objeto de observação o espetáculo Entre Carmens e
Severinas, no seu percurso entre os anos de 2009 e 2012, em Salvador. Esta
análise fundamenta-se no conceito sobre transculturação desenvolvido por
Fernando Ortiz e Angel Rama; nos estudos culturais referenciados em Stuart Hall,
Nestor Garcia Canclini, Zygmunt Bauman, Homi K. Bhabha e Clifford Geertz; em
questões políticas acerca da cultura nordestina e dança flamenca apresentados por
Durval Muniz de Albuquerque Junior e William Washabaugh, respectivamente. A
partir das interlocuções desses aportes teóricos, o modo de olhar para o espetáculo
em questão está alicerçado nos princípios da crítica de processo apresentados por
Cecilia Salles, com o intuito de evidenciar como as escolhas feitas na composição
do espetáculo Entre Carmens e Severinas apresentam um produto transculturado
em sua encenação. This study analyzes the transculturation process between Northeastern culture and Flamenco Dance; the object of observation is the piece Entre Carmens e Severinas, through its course, from 2009 to 2012 in Salvador, Bahia. This analysis is grounded on: the concept of transculturation developed by Fernando Ortiz and Angel Rama; cultural studies by authors such as Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini, Zygmunt Bauman, Homi K. Bhabha and Clifford Geertz; political issues concerning Northeastern culture and Flamenco Dance, presented by Durval Muniz de Albuquerque Junior and William Washabaugh, respectively. From the interlocutions among these theoretical contributions, the way of looking at the piece is grounded on the principles of process critical review introduced by Cecília Salles, and the aim is to evidence how the choices made in the composition of Entre Carmens e Severinas present a transculturated product in its staging. |
Palabras clave : | Artes cênicas - Estudos interculturais Flamenco (Dança) Brasil, Nordeste - Cultura Fusão cultural Transculturação Flamenco Transculturation Dance Performing Arts |
metadata.dc.subject.cnpq: | Lingüística, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27119 |
Fecha de publicación : | 28-ago-2018 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGAC) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANIEL Dissertação Completa.pdf | 32,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.