Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26675
Tipo: Tese
Título: AS IDENTIDADES CULTURAIS HISPÂNICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE ESPANHOL
Autor(es): Mariano, Luciana Vieira
Autor(es): Mariano, Luciana Vieira
Abstract: Essa Tese nasce do meu anseio de observar como os cursos de formação de professores de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) têm possibilitado uma aprendizagem de questões referentes às diversas identidades culturais hispânicas. Para viabilizar o desenvolvimento dessa pesquisa foram selecionados os cursos de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Campus I e o curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), os cursos de Letras – Língua Estrangeira – Espanhol e o curso de Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas e em Língua Espanhola e suas Literaturas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e o curso de Letras com Espanhol da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Após a seleção dos cursos foi realizada a análise das ementas dos componentes curriculares que pertencem à área de língua espanhola onde busquei, além de cumprir o objetivo proposto por essa investigação, observar que identidades culturais hispânicas são privilegiadas nesses cursos. O resultado demonstrou que nem todos os cursos propiciam o conhecimento referente às identidades culturais hispânicas e que a identidade cultural privilegiada nos cursos que oferecem esse conhecimento é a identidade cultural da Espanha.
Esa Tesis nace de mi deseo de observar como los cursos de formación de profesores de Español como Lengua Extranjera (E/LE) tienen posibilitado un aprendizaje de cuestiones referentes a las diversas identidades culturales hispánicas. Para viabilizar el desarrollo de esa pesquisa fueron elegidos los cursos de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Campus I y el curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Campus V de la Universidade do Estado da Bahia (UNEB), los cursos de Letras – Língua Estrangeira – Espanhol y el curso de Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna de la Universidade Federal da Bahia, el curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas e em Língua Espanhola e suas Literaturas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) y el curso de Letras com Espanhol da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Después de la selección de los cursos fue realizado el análisis de las ementas de las asignaturas que pertenecem al área de lengua española donde busqué, además de cumplir el objetivo propuesto por esa investigación, observar que identidades culturales hispánicas son privilegiadas en esos cursos. El resultado demonstró que ni todos los cursos propician el conocimiento concerniente a las identidades culturales hispánicas y que la identidad cultural privilegiada en los cursos que ofrecen ese conocimiento es la identidad cultural de España.
Palavras-chave: Formação de professores
Currículo
Identidades Culturais Hispânicas
Professores - Formação
Lingua espanhola
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26675
Data do documento: 20-Jul-2018
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As identidades culturais hispânicas na formação do professor de espanhol.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.