Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26615
metadata.dc.type: Dissertação
Título : PERMANÊNCIA QUALIFICADA NA UFRB: ÊXITO ACADÊMICO E ESTILO DE VIDA NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor : Brito, Bruno José de Queiroz
metadata.dc.creator: Brito, Bruno José de Queiroz
Resumen : As políticas de democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, e a adoção de políticas afirmativas para o ingresso na vida acadêmica, alteraram o perfil dos/as estudantes que tem acessado a universidade pública brasileira. A entrada no mundo acadêmico requer do/a estudante novas habilidades e modos de agir diferentes. Dessa forma, entre outros fatores é de extrema importância à análise e consequente discussão acerca dos fatores determinantes do estilo de vida e do êxito acadêmico dos/as estudantes, bem como suas possíveis relações com a permanência no curso universitário. Este estudo tem como objetivo analisar a experiência da permanência qualificada na UFRB, o estilo de vida e o êxito acadêmico dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Trata-se de uma pesquisa exploratória qualitativa no campo da etnopesquisa formação. Como instrumentos e procedimentos utilizados na pesquisa foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e ainda a aplicação de questionários com sete estudantes. Os resultados da pesquisa de campo permitem concluir que tanto os aspectos relacionados ao estilo de vida dos estudantes quanto os aspectos relacionados ao êxito acadêmico podem ter influência direta na permanência no ensino superior. O estudo permitiu identificar a importância da promoção de ações ligadas ao acesso, permanência e pós-permanência dos/as estudantes pelas instituições de ensino, integrando de maneira indivisível as garantias de condições essenciais à manutenção acadêmica.
Palabras clave : Permanência Qualificada
Estilo de Vida
Êxito Acadêmico
Universidade
Educação física - Estudantes
Padrões de desempenho
metadata.dc.subject.cnpq: Educação Física
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26615
Fecha de publicación : 18-jul-2018
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGEISU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Brito, Bruno José de Queiroz.pdf994,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.