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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O olhar singular da fonoaudiologia para a surdocegueira: O estado da arte
Autor : Moura, Jéssica Antônia da Silva
metadata.dc.creator: Moura, Jéssica Antônia da Silva
Resumen : Entender a surdocegueira implica a desmistificação do senso comum de deficiência dupla, para o entendimento de uma deficiência que é única, singular e específica. Objetivo Geral: Verificar o estado da arte sobre surdocegueira através de uma revisão bibliográfica sobre a atuação Fonoaudiológica em linguagem. Método: Realizou-se uma Revisão Integrativa da Literatura com caráter descritivo-analítico, a partir das bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Electronic Library Online (Scielo), bancos de monografias, dissertações e teses da UFBA, UNICAMP e USP. Os dados foram analisados por meio de categorias interpretativas com abordagem qualitativa, sendo: especificidades subjetivas, possibilidades comunicativas e contribuições Fonoaudiológicas do ponto de vista da linguagem. Resultados: A busca eletrônica apontou 35 publicações, sendo: Surdocegueira (n=14), Surdocegueira e Fonoaudiologia (n=4), Surdocegueira e Linguagem (n=4), Surdocegueira e Comunicação (n=11), Surdocegueira e Sujeito (n=2). Destes, excluiu-se 19 estudos repetidos e apenas quatro publicações atenderam aos critérios de inclusão e foram analisados. Considerações Finais: A maior parte dos estudos versaram sobre características orgânicas com poucas reflexões sobre a singularidade do surdocego. Quanto às possibilidades comunicativas, observou-se que elementos, como por exemplo, o tadoma, Libras tátil e a Língua oral foram largamente discutidos apontando para a pluralidade de manifestações comunicativas. Já com relação às contribuições Fonoaudiológicas sobre a linguagem, conclui-se que a temática ainda carece ser melhor explorada por tratar-se de um campo que emana a necessidade de uma Clínica capaz de contribuir para aquisição /desenvolvimento da linguagem.
Palabras clave : Surdocegueira
Fonoaudiologia
Linguagem
Comunicação
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: ICS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26330
Fecha de publicación : 9-jul-2018
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

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