Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26203
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Comportamento das Exportações da Bahia 2002/2003: um espelho das mudanças estruturais
Autor(es): Spinola, Vera
Ribeiro, Maria Teresa Franco
Autor(es): Spinola, Vera
Ribeiro, Maria Teresa Franco
Abstract: Este artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre as mudanças recentes na pauta de exportações do estado da Bahia e sua relação com o processo de industrialização local. Primeiramente introduz-se a concepção de pauta de exportações como um dos instrumentos importantes de avaliação da competitividade de um sistema econômico. Visa-se também a investigar se a questão levantada pela Profa. Maria da Conceição Tavares (2003) sobre a tendência das relações de troca favoráveis às commodities, pode ser verificada na pauta de exportações da Bahia de 2002/2003. Com motivação em um estudo da Fundação de Comércio Exterior – Funcex, que mostra a variação da rentabilidade das exportações brasileiras por categoria de produtos entre 2002 e 2003, calculou-se a variação do valor médio FOB, em dólar, por segmento exportador da Bahia, a partir de dados estatísticos da Secretaria de Comércio Exterior – Secex, entre 2002 e 2003, para verificar se as variações de preços foram mais favoráveis aos produtos agrícolas ou aos industriais. Procurou-se estabelecer um paralelo entre os produtos exportados e o processo de industrialização ocorrido no Estado nos últimos anos, além de tentar identificar as principais cadeias produtivas. Por fim, discutem-se os avanços do agronegócio e a importância do desenvolvimento tecnológico para sua expansão.
Palavras-chave: Pauta de exportações
Bahia
Indústria
Relações de troca
Comércio Exterior
Agronegócio
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: DesenBahia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26203
Data do documento: Set-2004
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comportamento das Exportações da Bahia 2002-2003 um espelho das mudanças estruturais.pdf83,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.