Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25981
Tipo: Dissertação
Título: Autorregulação da aprendizagem de cantores em formação: um estudo exploratório realizado no 12º Festival de Música de Santa Catarina
Autor(es): Hippler, Kauanny
Autor(es): Hippler, Kauanny
Abstract: A presente pesquisa, do tipo exploratória, visa investigar as características da autorregulação da aprendizagem dos participantes do programa de Canto Lírico do 12° Festival de Música de Santa Catarina. O referencial teórico utilizado foi a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, com foco no construto da autorregulação. A coleta de dados foi realizada através de um questionário entregue a 36 cantores presentes no festival, tendo como resposta 24 questionários preenchidos. O instrumento de coleta de dados foi elaborado com base em cinco dimensões da aprendizagem musical autorregulada de McPherson e Zimmerman (2011), no intuito de observar a ocorrência e criação de metas, estratégias para o estudo, autoinstrução e monitoramento, além de investigar a busca seletiva por ajuda. Também buscou-se verificar se o processo autorregulatório possui relação com o tempo de experiência dos participantes. Através da análises geral e descritiva, foi possível constatar que grande parte dos cantores presentes na 12º edição do festival é capaz de gerenciar os pensamentos, ações e sentimentos para maximização do próprio desempenho, sendo considerados, então, indivíduos autorregulados.
Palavras-chave: Música - instrução e ensino
Aprendizagem musical autorregulada
Autorregulação da aprendizagem de cantores
CNPq: Artes
Música
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: PPGMUS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25981
Data do documento: 14-Mai-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Kauanny KleinPDF.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.