Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25812
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Reflexões sobre as práticas pedagógicas de iniciação ao piano em quatro escolas de música localizadas em Salvador - BA
Autor : Silva, Luana
metadata.dc.creator: Silva, Luana
Resumen : Esta dissertação realiza um estudo sobre as principais práticas pedagógicas de iniciação ao piano, aplicadas por professores desse instrumento em escolas especializadas de música em Salvador – BA. A pesquisa está apoiada na abordagem qualitativa, com modalidade de estudo de casos múltiplos, que utiliza do método descritivo para promover um diálogo entre o referencial bibliográfico e os dados coletados. Estas informações foram obtidas através de dois questionários diferentes, um direcionado aos diretores/coordenadores e o outro aos professores das escolas participantes, aplicados entre os meses de novembro de 2015 a maio de 2016. Diante disso, o objetivo da mesma é refletir sobre as práticas pedagógicas realizadas em quatro escolas especializadas de música. Para isso este trabalho percorreu os caminhos históricos do ensino de piano no Brasil, descreveu algumas abordagens de educação musical e métodos de ensino de piano. Os resultados possibilitam expor um perfil administrativo e estrutural das quatro escolas de música, e também um perfil coletivo dos professores que atuam nessas escolas. Sendo que esse último perfil – responsável por descrever as atividades, abordagens e propostas empregadas pelos professores – proporciona uma reflexão pedagógica sobre as práticas aplicadas por essas escolas participantes. Uma vez que essas práticas utilizadas pelos professores que ensinam o instrumento, correspondem às práticas de iniciação musical ao piano em vigor nessas escolas.
This dissertation evaluates a research on the main pedagogical practices of piano initiation applied by teachers of this instrument in specialized schools of music. The work is supported by the qualitative approach through multiple case study, which uses the descriptive method to promote a dialogue between the bibliographic references and the data collected. The information was obtained through two different questionnaires: the first one was addressed to the directors / coordinators and the other to the teachers of the participating schools, applied between November 2015 to May 2016. Thus, the purpose of this research is to understand the appropriate practices in four specialized music schools located in the city of Salvador - BA. To this end, it was made a review of historical paths of the piano teaching in Brazil as well as some musical education approaches and methods of piano teaching. The results make it possible to expose an administrative and structural profile of the four schools of music and a collective profile of teachers who work in these schools. This last profile - responsible for describing the activities, approaches and proposals used by teachers, provides a pedagogical reflection on the practices carried out by these participating schools, since the practices used by teachers correspond to the piano musical initiation practices.
Palabras clave : Música - instrução e ensino
Iniciação Musical
Prática Pedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: Lingüística, Letras e Artes
Artes
Música
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGMUS-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25812
Fecha de publicación : 25-abr-2018
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGMUS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação - FINAL - Luana Valentim.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.