Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25116
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Aprendizagem organizacional e desempenho: o que podemos aprender dessa relação?
Other Titles: Revista Psicologia: Organizações e Trabalho
Authors: Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Leopoldino, Cláudio Bezerra
metadata.dc.creator: Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Leopoldino, Cláudio Bezerra
Abstract: Este trabalho busca, com base em pesquisa bibliográfica que relaciona aprendizagem organizacional (AO) e desenvolvimento organizacional (DO), respostas a três questões de pesquisa: Como têm sido definidos e operacionalizados os conceitos de AO? Como têm sido definidos e operacionalizados os conceitos de DO? As definições de DO, confrontadas com as de AO, sugerem algum padrão de relação? Para viabilizar tais respostas, foram selecionados e analisados 13 estudos que empregam método quantitativo multivariado para caracterizar as relações entre AO e DO. Sobre AO, verificou-se a utilização de múltiplas definições: orientação para aprendizagem, cultura, estruturas de aprendizagem e processos. O desempenho é financeiro e não financeiro, relacionando-se ao presente ou ao passado, é estático ou é dinâmico, mede-se em relação a concorrentes, clientes e empregados, focando áreas funcionais ou a totalidade da organização. Há duas formas de relação entre AO e DO: a direta, na qual indicadores de AO se relacionam diretamente com métricas de DO e a indireta, na qual a AO se mostra associada a práticas e comportamentos condutores de maior performance organizacional.
Keywords: Aprendizagem organizacional
Desempenho organizacional
Métricas de performance organizacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25116
Issue Date: 2013
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aprendizagem organizacional e Desempenho o que podemos aprender dessa relação.pdf322,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.