Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24369
Tipo: Tese
Título: Diferenças na sazonalidade dos subtipos A e B do vírus sincicial respiratório em crianças com infecção respiratória aguda
Autor(es): Bouzas, Maiara Lanna Souza Bacelar
Autor(es): Bouzas, Maiara Lanna Souza Bacelar
Abstract: Os vírus são grandes contribuintes para a morbidade e mortalidade da infecção respiratória aguda (IRA) em todo o mundo e entre eles, o vírus sincicial respiratório (VSR) é um dos agentes etiológicos mais comuns sendo responsáveis por condições clínicas como bronquiolite e pneumonia. OBJETIVOS: Descrever a frequência, a sazonalidade e a idade de infecção pelo VSR subtipo A e B (VSR-A e VSR-B) entre crianças com infecção respiratória aguda em uma cidade tropical. MÉTODOS: Estudo transversal prospectivo realizado em emergência pediátrica na cidade de Salvador, nordeste do Brasil. Crianças com idade entre 6-23 meses com IRA foram avaliadas entre Setembro/2009 e Outubro/2013. Os critérios de exclusão foram ter sido transferido de outro hospital ou relatar episódio anterior de chiado. Foram coletados dados demográficos e clínicos juntamente com o aspirado nasofaríngeo (ANF) para diagnóstico do VSR-A e VSR-B pelo método do PCR. RESULTADOS: Entre as 1.154 crianças avaliadas, 504 (43,7%) relataram episódio anterior de sibilância, 16 (1,4%) não tiveram amostras de ANF coletadas satisfatoriamente, 11 (1,0%) foram transferidos de outro hospital, e os pais ou responsáveis de 63 (5,4%) não consentiram com a participação. Assim, este grupo de estudo foi composto por 560 casos. No total, 139 (24,8%) casos tiveram VSR detectado no ANF. VSR-A foi encontrado em 74 (13,2%), VSR-B em 67 (12,0%) e 2 (0,4%) crianças estavam co-infectadas. VSR-A foi mais frequente de agosto a janeiro, em comparação com o período de fevereiro a julho (18,2% vs. 6,4%, p <0,001). VSR-B foi mais frequentemente encontrado (p <0,001) entre março e junho (36,0%) do que de julho a outubro (1,0%) ou entre novembro e fevereiro (1,6%). VSR-A foi mais comum em crianças acima de 1 ano de idade (17,8% vs. 1,8%; p = 0,021). CONCLUSÃO: Um quarto dos pacientes teve VSR detectado. A distribuição dos casos de VSR-A e VSR-B por mês foi notavelmente diferente. VSR-A foi mais frequente em crianças acima de 1 ano de vida. Diretrizes para a imunoprofilaxia contra o VSR devem ser revistas especificamente para a região tropical.
Palavras-chave: Imunoprofilaxia
VSR
Vírus respiratório
Sazonalidade
Carga viral.
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Ciências da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24369
Data do documento: 18-Out-2017
Aparece nas coleções:Tese (PPgCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_ICS_Maiara Lanna Souza Bacelar Bouzas.pdf6,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.