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Tipo: Dissertação
Título: Intervenção educacional à adesão terapêutica na insuficiência cardíaca congestiva: aspectos clínicos, laboratoriais e funcionais
Autor(es): Oliveira, Márcia Maria Carneiro
Autor(es): Oliveira, Márcia Maria Carneiro
Abstract: Introdução: Um dos principais fatores que levam à descompensação na Insuficiência Cardíaca (IC) é a baixa adesão dos pacientes ao tratamento. Programas de educação com intervenção educacional para o manejo da doença estão associados a uma melhor adesão. Objetivo: verificar se há associação entre adesão ao tratamento antes e após a intervenção educacional, avaliada por critérios clínicos, laboratoriais, funcionais e conhecimento em ambulatório especializado. Método: Ensaio clínico não controlado, com pacientes de IC e fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) ≤ 40%. A adesão ao tratamento foi avaliada por questionário validado antes e após trinta dias de observação. Foi considerado desfecho primário o escore de adesão na IC e desfecho secundário a melhora clínica (classe funcional segundo a NYHA), laboratorial (uréia, creatinina, sódio, potássio e NT-proBNP), funcional pela distância percorrida no teste de caminhada de 6 min (TC6’) em pacientes com IC aderentes e não aderentes. Os dados apresentaram com distribuição não paramétrica. O nível de significância utilizado em todos os testes foi de 5% para o intervalo de confiança de 95%. Resultados: no período de dezembro de 2012 a julho de 2013, foram avaliados 80 pacientes. Destes, vinte e cinco pacientes foram incluídos. A mediana da idade foi de 52 anos e 56% eram do sexo masculino. Após um mês, houve melhora no escore de adesão (p= 0,006), perda de peso (p=0,022) e melhora do conhecimento (p=0,001). Quanto ao TC6’, observou-se um melhor desempenho nos pacientes aderentes, com faixa etária de 44 a 49 anos, cor de pele branca, classe funcional III, tempo de IC de 12 a 16 anos, FEVE reduzida e etiologia hipertensiva. Todos apresentaram melhora da função renal. NT-proBNP não se modificou significativamente. Conclusão: Observado melhora clínica e da função renal nos pacientes com IC ambulatoriais submetidos à intervenção educacional e que apresentaram maior adesão à terapêutica otimizada. A comparação de parâmetros funcionais como NT-proBNP e teste de caminhada não foram estatisticamente significantes. Palavras-chave: Insuficiência Cardíaca, adesão à medicação, educação em saúde, teste de caminhada de 6 minutos.
Abstract Introduction: One of the main factors leading to decompensated heart failure (HF) is the low degree of patient adhesionto treatment. Educational programs with educational intervention for handling the illness is associated to improved adhesion. Objectives: Verify the association between treatment adhesion before and after educational intervention, evaluated by clinical, laboratory, functional criteria and knowledge. Methods: experimental, prospective, before and afterstudy conducted on HF patients with left ventricular ejection fraction (LVEF) ≤ 40%. Treatment adhesion was evaluated using a validated questionnaire before and after thirty days of observation. The primary considered outcome was an adhesion score of HF and secondary outcome was clinical improvement (functional class according to NYHA), laboratorial (urea, creatinine, sodium, potassium and NT-proBNP), functional for the covered distance by six minutes walking (6MWT) on adhering and non-adhering HF patients. Results: during the period from December 2012 to July 2013, 80 patients were evaluated. Of these, twenty-five patients were included. Average age was of 52 ±10 years, and 56% were of the male gender. After one month, there was an improvement in the adhesion score (p= 0.006), loss of weight (p=0.022) and improved awareness (p=0.001). In relation to the 6MWT, a better performance on adhering patients, age group 44-49 years, white spontaneous declared, functional class III, HF period from 12 to 16 years, reduced LVEF, from hypertensive etiology. NT-ProBNP did not alter significantly. Conclusion: clinical and renal function improvement wereobserved in HF outpatients submitted to educational interventions presenting higher adhesion to the optimal therapy. The comparison of functional parameters, such as NT-proBNP and 6MWT, were not statistically significant. Keywords: Heart failure, Medication adherence, health education, 6-minute walk test
Palavras-chave: Insuficiência cardiáca
Adesão à medicação
Educação em sáude
CNPq: Medicina e Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24117
Data do documento: 28-Ago-2017
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