Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24033
Tipo: Dissertação
Título: Desastres hidrológicos e informações geográficas voluntárias: concepção de sistema colaborativo para o mapeamento de áreas de riscos
Autor(es): Oliveira, Gabriel Araujo de
Autor(es): Oliveira, Gabriel Araujo de
Abstract: Este trabalho apresenta a concepção de um sistema de informações geográficas voluntárias voltado para o mapeamento colaborativo de áreas de riscos hidrológicos. O sistema foi concebido visando que a coleta de informações espaciais de suscetibilidade (ameaça) e vulnerabilidade (exposição), relacionadas aos desastres hidrológicos, seja realizada por estudantes de ensino médio, os quais não necessariamente possuem conhecimentos técnicos em cartografia ou sobre o mapeamento de áreas de riscos. Para a sua concepção, foram estabelecidos os requisitos do sistema a partir de revisão bibliográfica, análise de trabalhos correlatos e consulta a especialistas, sendo definidos os usuários principais do sistema, seleção das informações coletadas pelos usuários através do aplicativo, e as funcionalidades necessárias para a sua utilização. Para a avaliação da concepção e identificação de ajustes necessários, foi realizado um estudo de caso no município de Riachão do Jacuípe/BA, com estudantes de ensino médio que participaram de treinamentos e de uma campanha de coleta, com o intuito de avaliar os aspectos positivos e dificuldades encontradas durante a utilização do aplicativo. Os resultados da pesquisa demonstraram que é possível realizar mapeamentos preliminares de áreas de riscos hidrológicos utilizando o sistema proposto, mas que no entanto, não foram obtidos êxitos na coleta de informações sobre a intensidade de eventos hidrológicos e vulnerabilidade da população. Além da concepção do sistema, a pesquisa demonstrou que o desenvolvimento de sistemas de informações geográficas voluntárias deve considerar a possibilidade de obtenção de informações diferenciadas, que não são contempladas pela cartografia convencional; a implementação de funcionalidades que ampliem a confiabilidade das informações colaboradas; desenvolvimento de recursos para a avaliação da reputação dos usuários e da qualidade das informações coletadas; adequação do sistema ao perfil dos usuários; e o incentivo do envolvimento da população na gestão de riscos.
Palavras-chave: Informações Geográficas Voluntárias
Mapeamento colaborativo
Desastres hidrológicos
Mapeamento de áreas de riscos
Inundação
CNPq: ENGENHARIAS
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: MESTRADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL URBANA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24033
Data do documento: 18-Ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (MEAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_MEAU_Gabriel_Oliveira.pdf11,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.