Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23961
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Toma lá o decá: o labirinto do poder da Nação Jeje Savalu
Autor : Vega, Eduardo Luís de Matos
metadata.dc.creator: Vega, Eduardo Luís de Matos
Resumen : Neste trabalho analisei as relações de poder em um terreiro de candomblé na área metropolitana da cidade do Salvador. Através da etnografia, discorri sobre sua estrutura física, social, ritual e as formas pelas quais o grupo consolidou suas estruturas para a sua existência, através da categoria “necessidade”, na construção dos mecanismos de hierarquia e subordinação, a partir de um conceito central de Drama Social proposto por Vitor Turner, na tentativa de se buscar um desfecho para os conflitos latentes e aparentes após a sua fundação.
In this work we analyzed the relations of power in a yard of Candomblé in the metropolitan area of Salvador. Through ethnography, I discussed about its physical, social, ritual and the ways in which the group has consolidated its structures for their existence, through the category of "necessity", in the construction of the mechanisms of hierarchy and subordination from a central concept of drama Social proposed by Victor Turner, in an attempt to seek an outcome of frozen conflicts and apparent after its founding.
Palabras clave : Candomblé – Salvador (BA).
Poder (Ciências sociais).
Sociodrama.
Hierarquias.
Conflito.
Ilê Axé Oba Koso Loke Omi (Salvador,BA).
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23961
Fecha de publicación : 11-ago-2017
Aparece en las colecciones: Dissertação (PÓS-AFRO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ELMVega.pdf3,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.