Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23500
Tipo: Artigo de Evento
Título: A interação da pós-graduação com a graduação: uma experiência no tirocínio docente na disciplina Fundamentos da Informação ICI/UFBA
Autor(es): Santana, Iramaia Ferreira
Varela, Aida Varela
Silveira, Andrea Rita Checcucci Guedeville
Gomes, Henriette Ferreira
Santana, Catia Duarte Andrade de
Autor(es): Santana, Iramaia Ferreira
Varela, Aida Varela
Silveira, Andrea Rita Checcucci Guedeville
Gomes, Henriette Ferreira
Santana, Catia Duarte Andrade de
Abstract: Analisa-se a relevância da interação entre a pós-graduação e a graduação por meio de uma experiência no tirocínio docente desenvolvido por mestrandas no curso de graduação na disciplina Fundamentos da Informação - ICI 011 do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (ICI/UFBA). Argumenta-se sobre a aplicação de conteúdos (tendências e autores clássicos e contemporâneos da Ciência da Informação) e metodologia vivenciados na disciplina Epistemologia e Ciência da Informação - ICI A46 no momento da atividade do tirocínio docente. Observa-se também a relação entre os conteúdos programáticos das duas disciplinas Fundamentos da Informação ICI 011 e Epistemologia e Ciência da Informação - ICI A46 que foram fundamentais na construção do conhecimento durante o processo de ensino e aprendizagem no Tirocínio Docente. O processo ensino/aprendizagem ocorreu das relações estabelecidas durante as aulas. Os resultados obtidos, a partir da aplicação de questionário com os estudantes, evidenciaram que a disciplina atendeu as expectativas dos alunos, as contribuições advindas da interação dessas atividades proporcionaram o entendimento sobre a Ciência da Informação e a prática docente. ABSTRACT The relevance of the interaction between post-graduate and graduation is analyzed through an apprenticeship teaching experience developed by graduate students in the course “Information´s fundamentals - ICI 011” of the Information Science´s institute, in Federal University of Bahia (ICI / UFBA). It is argued on the application of contents (trends and classical and contemporary authors of Information Science) and the methodology experienced in the discipline “Epistemology and Information Science - ICI A46” at the time of the activity of teaching apprenticeship. It is also observed the relationship between the syllabus of the two courses “Information´s fundamentals - ICI 011” and “Epistemology and Information Science – ICI A46” who were instrumental in the knowledge construction during the process of teaching and learning. The teaching / learning process occurred from the relationship established during the lessons. The results obtained from the application of a questionnaire with the students, showed that the course have met their expectations and the contributions arising from the interaction of these activities have provided an understanding about information science and teaching practice.
Palavras-chave: Ciência da Informação
Tirocínio docente
Fundamentos da Informação
Information Science
Apprenticeship teaching
Fundamentals of Information
Editora / Evento / Instituição: Enancib
Citação: SANTANA, Iramaia Ferreira et al. A interação entre a pós-graduação e graduação: uma experiência no tirocínio docente na disciplina Fundamentos da Informação ICI/UFBA. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13., 2012, Rio de Janeiro. [Anais eletrônicos ...]. Rio de Janeiro: ENANCIB, 2012. Disponível em: file:///C:/Users/URANIA/Downloads/3805-6073-2-PB%20(1).pdf.Acesso em: 05 jul. 2017
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23500
Data do documento: 25-Out-2012
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
experiencia tirocínio docente_Iramaia cátia e andreia_enancib 2012httpwww.enancib2012.icict.fiocruz.br.pdf130,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.