Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23383
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Triângulo de Pascal: Aplicações no Ensino Fundamental e Médio
Autor : Santiago, Tâmara Paiva
metadata.dc.creator: Santiago, Tâmara Paiva
Resumen : A presente dissertação apresentará um estudo acerca do Triângulo Aritmético quanto à sua funcionalidade como artifício facilitador do estudo de outros conteúdos. Com a análise histórica do surgimento do Triângulo desde as sociedades mais antigas até a época de Pascal, será mostrado um pouco da sua construção e o porquê do Triângulo Aritmético ser geralmente conhecido como Triângulo de Pascal. O objetivo principal desse trabalho é, através de uma síntese teórica, demonstrar a relação intrínseca entre o Triângulo de Pascal, a Análise Combinatória e o Binômio de Newton, proporcionando a utilização do triângulo em outros conteúdos do Ensino Médio, a exemplo da Trigonometria, das Progressões Aritméticas e das Potências de 11. Além disso, a utilização do Triângulo será mostrada também no Ensino Fundamental na busca de regularidades e padrões matemáticos. Dessa forma, será possível o desenvolvimento de estratégias didáticas e de novas práticas de ensino-aprendizagem da matemática no que diz respeito aos supraditos conteúdos.
Palabras clave : Triângulo de Pascal
Binômio de Newton
Análise Combinatória
Aplicações
metadata.dc.subject.cnpq: Ensino da Matemática
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23383
Fecha de publicación : 29-jun-2017
Aparece en las colecciones: Dissertação (PROFMAT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação Final.pdf10,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.