Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23345
Tipo: Dissertação
Título: O Seminário de Belém da Cachoeira: Educando os filhos dos principais em “santos e honestos costumes” (1686-1759)
Autor(es): Júnior, Alfredo Pinto da Silva
Autor(es): Júnior, Alfredo Pinto da Silva
Abstract: O presente trabalho se propõe a apresentar novos elementos para discussão acerca da missãoeducação jesuítica na América Portuguesa. Portanto, nos dedicamos a observar como se processou a educação formal dos jesuítas no Recôncavo da Bahia, mais especificamente, no Seminário de Belém da Cachoeira, fundado no ano de 1686 e fechado em 1759, devido à expulsão da Companhia de Jesus das possessões ultramarinas de Portugal. Baseando-se na documentação disponível, principalmente no Regulamento deste colégio, discutimos os objetivos desta relevante instituição. Partindo de pressupostos teóricos da História Cultural, abordamos a educação como um aspecto fundamental para analisarmos a sociedade do período colonial. Desta forma, a partir das orientações expressas no Regulamento do Seminário – nossa principal fonte –, observamos as peculiaridades da “pedagogia inaciana” adotada no colégio de Belém, a que público se direcionava e as possíveis justificativas para não permitirem o acesso de meninos índios, negros, mulatos e mestiços a educação ministrada no Seminário. Em síntese, o objetivo desta Dissertação é analisar as especificidades e a inserção do Seminário de Belém da Cachoeira no contexto mais amplo do Brasil Colônia. Em sua relevância e complexidade, este colégio, fundado e administrado pela Companhia de Jesus, não se tratava de uma instituição autônoma e isolada, ela seguia as orientações gerais da Ordem jesuítica, principalmente, as regras previstas na Ratio Studiorum.
Palavras-chave: Brasil Colonia
História Cultural
Educação Jesuítica
Companhia de Jesus
Recôncavo da Bahia
Seminário de Belém da Cachoeira
CNPq: História Social
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23345
Data do documento: 27-Jun-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação ALFREDO PINTO DA SILVA JÚNIOR.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.