Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23166
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Caracterização de pacientes com transtornos mentais atendidos no centro de atenção psicossocial em São Francisco do Conde, Bahia
Otros títulos : Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor : Oliveira, Valdimeire Ferreira de
Alves, Jodnice dos Santos
Moraes, Aimeé Caroline Santos de
Silva, Jucinara Casais
Silva, Camila dos Santos Sousa da
Nepomuceno, Francisco Washington Araújo Barros
Ribeiro Junior, Howard Lopes
metadata.dc.creator: Oliveira, Valdimeire Ferreira de
Alves, Jodnice dos Santos
Moraes, Aimeé Caroline Santos de
Silva, Jucinara Casais
Silva, Camila dos Santos Sousa da
Nepomuceno, Francisco Washington Araújo Barros
Ribeiro Junior, Howard Lopes
Resumen : Objetivo: Descrever o conjunto de características clínicas e sociodemográficas dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) do município de São Francisco do Conde, na Bahia. Metodologia: A população do estudo constituiu-se de 306 usuários de ambos os sexos, cadastrados no serviço, no período de janeiro de 2012 a julho de 2013. Utilizou-se formulário próprio para a coleta de dados secundários contidos nos prontuários analisados. As variáveis pesquisadas formam o perfil dos pacientes com transtornos mentais do município, tendo como características sociodemográficas investigadas: idade, sexo, etnia, escolaridade, religião, naturalidade e aspectos clínicos a partir dos diagnósticos apresentados de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), o uso de medicações e as terapias frequentadas pelos usuários. Resultados: Os principais resultados demonstraram que na população usuária do CAPS I há uma predominância de pacientes do sexo feminino (166/306; 54,2%), com idade média de 34,5 anos, seguidores da religião católica (130/306; 42,5%), com etnia predominante de pardos em 48,4% (148/306), com ensino fundamental completo (86/306; 28,1%) e com naturalidade de São Francisco do Conde em 31,4% (96/306) dos casos. Em relação às patologias mentais diagnosticadas, observou-se maior frequência diagnóstica entre os pacientes do sexo masculino relacionada a transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de substância psicoativa (F10 – F19), enquanto que os pacientes do sexo feminino apresentaram-se com diagnóstico de relacionados a transtornos do humor [afetivos] (F30 – F39). Conclusão: A partir do presente estudo tornou-se possível caracterizar o perfil clínico dos pacientes atendidos no CAPS I, as características sociodemográficas dos pacientes atendidos neste serviço de saúde pública mental, seus principais diagnósticos clínicos, a caracterização dos medicamentos prescritos e a distribuição das terapias indicadas, todos comparando entre o gênero masculino e feminino, gerando dados fundamentais para a elaboração de medidas que ampliem e promovam com maior afinco a saúde mental pública no município de São Francisco do Conde.
Palabras clave : Saúde Mental.
Serviços de Saúde Mental.
Sistemas Computadorizados de Registros Médicos
Saúde Pública.
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citación : Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 13, n. 2, p. 204-211, mai./ago. 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23166
Fecha de publicación : may-2014
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.