Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22853
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Terapia medicamentosa para indivíduos saudáveis com níveis séricos baixos de vitamina D: uma revisão sistemática
Autor(es): Santos, Luciana Carla Belém dos
Autor(es): Santos, Luciana Carla Belém dos
Abstract: A Vitamina D constitui um grupo de compostos de esterol essencial ao organismo humano devido às suas funções endócrinas, autócrinas, parácrinas e epigenéticas. Estudos mostram uma provável relação entre a deficiência de vitamina D, uma pandemia, e a patogênese de comorbidades importantes como doenças autoimunes, obesidade, câncer, depressão, osteoporose, asma, dentre outras. Devido às lacunas na literatura científicareferentes aos efeitos e aos critérios de tratamento de reposição hormonal em indivíduos aparentemente saudáveis com baixos níveis de vitamina D, torna-se relevante saber quando deve-se tratá-los, a fim de estabelecer condutas na prática clínica. Objetivo: Compilar publicações referentes à adoção de tratamento com Colecalciferol (vitamina D2) ou Ergocalciferol (vitamina D3) em indivíduos saudáveis com baixos níveis plasmáticos de Vitamina D. Metodologia: Revisão sistemática de artigos originais obtidos nos seguintes bancos de domínio público: COCHRANE, PUBMED, LILACS e SCIELO, cujos argumentos de busca foram: vitamin D deficiency AND healthy participants. A escala de qualidade utilizada para avaliação do risco de vieses dos ensaios clínicos foi o Método de Colaboração Cochrane. Resultados: Os critérios de inclusão do estudo foram atendidos por quatro ensaios clínicos controlados envolvendo 205 participantes. Quanto à avaliação qualitativa, dois artigos foram classificados como estudos com alto risco de vieses. Não foram descritos benefícios e riscos clínicos desta terapêutica. Todas as intervenções apresentadas foram eficazes em elevar os níveis plasmáticos de calcidiol, bem como reverter o quadro de deficiência ou insuficiência em vitamina D. Conclusão: Mais estudos são necessários para avaliar a associação da suplementação da vitamina D com desfechos clínicos relevantes a fim de estabelecer uma prática médica voltada para a prevenção de doenças crônicas e patologias ósseas.
Palavras-chave: Deficiência de vitamina D
Indivíduos saudáveis
Suplementação medicamentosa
País: Brasil
Sigla da Instituição: FMB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22853
Data do documento: 7-Jun-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Carla Belem dos Santos.pdf685,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.