Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22561
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Construindo pontes: a prática da interdisciplinaridade. Estudo PopTrans: um estudo com travestis e mulheres transexuais em Salvador, Bahia, Brasil |
Other Titles: | Cad. Saúde Pública |
Authors: | Dourado, Ines Silva, Luís Augusto Vasconcelos da Magno, Laio, et al. |
metadata.dc.creator: | Dourado, Ines Silva, Luís Augusto Vasconcelos da Magno, Laio, et al. |
Abstract: | Pessoas trans, incluindo travestis, mulheres transexuais, apresentam taxas desproporcionalmente elevadas de HIV/AIDS em comparação com o restante da população. Entretanto, são poucos os estudos quantitativos/qualitativos com pessoas trans no Brasil. Assim, uma equipe de pesquisadores de diferentes áreas desenvolve um projeto de pesquisa interdisciplinar com o objetivo de conhecer as condições e os modos de vida, e ao mesmo tempo investigar fatores determinantes da infecção pelo HIV, síilis e hepatites B e C entre travestis e mulheres transexuais. Neste artigo, pretende-se descrever a experiência de implantação e desenvolvimento do estudo com uma abordagem etnoepidemiológica em Salvador, Bahia, Bra- sil. O mapeamento da população começou com uma pesquisa formativa que foi crucial para orientar o inquérito epidemiológico. A produção de dados etnoepidemiológicos é um desafio cotidiano para os pesquisadores, produzindo uma série de reflexões sobre os limites de nossos conceitos e categorias para traduzir a diversidade de práticas e experiências das participantes da pesquisa. |
Keywords: | Transexuais HIV Síndrome de Imunodeficiência Adquirida Pesquisa Interdisciplinar |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22561 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ines Dourado 2. 2016.pdf | 88,97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.