Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22387
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Turismo e desenvolvimento sustentável: avaliação das transformações socioambientais no distrito de serra negra município de bezerros - Pernambuco
Autor(es): SANTOS, JANDUIR JOÃO DOS
Autor(es): SANTOS, JANDUIR JOÃO DOS
Abstract: Esta pesquisa foi realizada no município de Bezerros no Estado de Pernambuco, com o objetivo de avaliar os efeitos de transformação acarretados pela implantação e/ou desenvolvimento da atividade turística, tendo em vista que pode tanto contribuir para o desenvolvimento sustentável quanto pode representar uma ameaça para a permanência das estruturas socioambientais. Esta pesquisa foi realizada em quatro etapas: na primeira, foram consultadas as obras literárias que pudessem reforçar e consolidar a compreensão dos conceitos chaves. Na segunda etapa buscou-se preparar uma base cartográfica do distrito, fichas e questionários. A terceira etapa consistiu no processamento dos dados que permitisse chegar a tabelas e quadros. E na quarta e última etapa foi realizada a análise dos dados resultantes das etapas anteriores e viu-se de que forma a conclusão poderá ser considerada uma proposição científica. Isso foi baseado no método das representações sociais de Moscovici para se perceber as compreensões da população, seus objetivos e que representações se fazem daqueles bens, ambiente e território. O referencial teórico aborda a caracterização da área de estudo e os atributos físicos e imateriais do distrito de Serra Negra. Também aborda a transformação do lugar, além da identidade, cultura e patrimônio como atrativos do turismo. Finalmente, apresenta-se a percepção e a representação do morador e do turista sobre os impactos do movimento turístico em Serra Negra, Bezerros, Pernambuco.
Palavras-chave: Turismo
Cultura
Identidades
Estrutura Socioambiental
Serra Negra
Bezerros
País: brasil
Sigla da Instituição: IHAC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22387
Data do documento: 8-Mai-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Aperfeiçoamento em Gestão Cultural (IHAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janduir Santos.pdf672,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.