Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21369
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Níveis reduzidos de hipocretina no líquido cefalorraquidiano de pacientes com doença de Parkinson e sua relação com sonolência excessiva diurna: revisão sistemática.
Autor(es): Pinto, Lucas Mascarenhas Santos
Autor(es): Pinto, Lucas Mascarenhas Santos
Abstract: A Síndrome não-motora da doença de Parkinson tem sido alvo de intensa investigação até os dias atuais. Sonolência excessiva diurna faz parte de seu espectro de manifestações, como ocorre na narcolepsia. Isso levou à pesquisa e descoberta de que também há perda de neurônios produtores de hipocretina (orexina), um hormônio regulador do ciclo sono-vigília, na doença de Parkinson. Entretanto, estudos divergem quanto à hipótese de o líquido cefalorraquidiano de pacientes com doença de Parkinson e sonolência excessiva diurna ter níveis reduzidos de hipocretina, marcador diagnóstico importante na narcolepsia. Objetivo: determinar se níveis reduzidos de hipocretina no líquido cefalorraquidiano de pacientes com doença de Parkinson estão associados a sonolência excessiva diurna. Método: foi realizada uma revisão sistemática de estudos com dosagem de hipocretina no líquido cefalorraquidiano de pacientes com doença de Parkinson e sonolência excessiva diurna. Resultados: foram incluídos seis artigos. Dois estudos não mostraram diferença entre os níveis de hipocretina no líquido cefalorraquidiano de pacientes com e sem sonolência excessiva diurna. A maioria dos artigos não mostrou associação entre níveis de hipocretina e parâmetros subjetivos e objetivos desse distúrbio do sono. Um dos trabalhos encontrou relação entre sonolência excessiva diurna e dose de medicamento agonista dopaminérgico e também entre índice apneia/hipopneia. Discussão: apesar da eterogeneidade metodológica, os artigos divergiram da tese de uma fisiopatologia comum entre doença de Parkinson e narcolepsia, mostrando que o distúrbio do sono envolvido se reflete de forma diferente no líquido cefalorraquidiano dos pacientes nas duas condições. Conclusão: Os estudos mostraram ausência de associação entre níveis reduzidos de hipocretina no líquido cefalorraquidiano e sonolência excessiva diurna na doença de Parkinson.
Palavras-chave: Hipocretina
Orexina
Hipocretina-1
Orexina-a
Doença de Parkinson
Sonolência excessiva diurna
Líquido cefalorraquidiano
Perda neuronal
Distúrbios do sono
Pródromo
Narcolepsia
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21369
Data do documento: 8-Fev-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucasMascarenhasSantosPinto-Final.pdf769,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.