Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21325
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Doenças causadas pelo vírus linfotrópico para células T humanas tipo 1 na faixa infanto-juvenil em áreas endêmicas e não-endêmicas: uma revisão sistemática.
Autor(es): Kachimareck, Amanda Cunha
Autor(es): Kachimareck, Amanda Cunha
Abstract: A infecção pelo vírus linfotrópico para células T humanas tipo 1 (HTLV-1) é endêmica em algumas regiões do mundo. A transmissão do HTLV-1 dá- se por via vertical ou horizontal. A transmissão vertical ocorre principalmente pela amamentação. Cerca de 10% dos portadores do vírus desenvolvem doenças, como a dermatite infecciosa associada ao HTLV-1 (DIH), a mielopatia associada ao HTLV- 1/paraparesia espástica tropical (HAM/TSP) e a leucemia/linfoma de células T do adulto (ATLL). OBJETIVO PRINCIPAL: Buscar na literatura casos de DIH, HAM/TSP e ATLL na faixa infanto-juvenil e suas distribuições geográficas. METODOLOGIA: Revisão sistemática, de junho de 2014 a dezembro de 2015, utilizando-se, no MEDLINE, Scielo, LILACS e MedCarib, as seguintes palavras-chave: “HTLV AND (child OR childhood OR children OR teen OR teenager OR adolescence OR adolescent OR young OR youth OR juvenile OR pediatric OR paediatric OR pediatrics OR paediatrics OR infant OR infancy)”. RESULTADOS: Sobre DIH, foram encontrados 154 casos. Referentes à HAM/TSP, foram encontrados 25 casos. Foram 30 casos encontrados na literatura sobre ATLL. DISCUSSÃO: Verificou-se associação de DIH com HAM/TSP em 14,3% dos casos. A ATLL raramente é relatada na infância. O número de casos da ATLL talvez pudesse ser maior se se investigasse a infecção em todos os casos de linfomas-T maduros. Embora a classificação da forma da ATLL seja de primordial importância para prognóstico e tratamento, isto foi encontrado em apenas 50% dos casos. A associação da ATLL com a DIH também é algo que merece ser destacado. CONCLUSÕES: O Brasil foi o país no qual foi encontrado o maior número de relatos de HAM/TSP e ATLL. A DIH apresentou grande associação com HAM/TSP e ATLL, sugerindo que esta pode ser um preditor das doenças mais graves. A investigação desta infecção em gestantes é algo a ser colocado em pauta como uma questão de saúde pública.
Palavras-chave: Vírus linfotrópico células T Humano
Transmissão
País: brasil
Sigla da Instituição: FMB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21325
Data do documento: 6-Fev-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Cunha Kachimareck - TCC VERSÃO FINAL.pdf924,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.