Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20559
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fratura de agulha – relato de caso
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Amarante, André
Cardoso, Marcio
Maciel, Anderson da Silva
Dultra, Joaquim de Almeida
Autor(es): Amarante, André
Cardoso, Marcio
Maciel, Anderson da Silva
Dultra, Joaquim de Almeida
Abstract: O tratamento odontológico não está isento de riscos. Acidentes e complicações podem estar associados aos vários tipos de procedimentos realizados pelo cirurgião dentista. Dentre as especialidades, a cirurgia bucomaxilofacial é aquela em que o profissional está mais exposto a encontrar complicações. As agulhas anestésicas conduzem a solução anestésica do tubete aos tecidos, levando à interrupção temporária na condução dos impulsos dolorosos. Nas primeiras décadas do século 20, eram utilizadas, para anestesia local, agulhas rígidas e não descartáveis, o que proporcionava uma incidência muito grande de fraturas de agulha durante bloqueios anestésicos. Com a evolução tecnológica, foram desenvolvidas as agulhas descartáveis, fabricadas com aço inoxidável flexível, permitindo, assim, que esse tipo de complicação se tornasse rara. Atualmente, as razões para esse acidente são variadas e podem estar associadas a falhas na fabricação da agulha, a movimentação súbita do paciente durante a punção, ou a erros de técnica profissional, como a inserção de toda a haste da agulha no tecido-alvo, dobra da haste da agulha ou a sua reutilização excessiva, o que provoca a fadiga do metal. Este artigo se propõe a apresentar um relato de caso de fratura de agulha anestésica tratado no serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial do Hospital Santo Antônio das Obras Sociais Irmã Dulce.
Palavras-chave: Fratura de agulha-Complicações.
Diagnóstico.
Tratamento.
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: Amarante, A. et al. Fratura de agulha – relato de caso. R. Ci. méd. biol., Salvador, v.7, n.3, p. 305-309, set./dez. 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20559
Data do documento: Set-2008
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
14_v.7_3.pdf208,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.