Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20294
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Tertúlias literárias e dialógicas no projeto Irecê. |
Autor : | Moura, Rubia Margareth Dourado de Oliveira Macedo |
metadata.dc.creator: | Moura, Rubia Margareth Dourado de Oliveira Macedo |
Resumen : | A presente pesquisa qualitativa, traz como objeto de análise e investigação o processo de formação de leitores a partir do desenvolvimento das ações
literárias realizadas no curso de Formação dos Professores/ Licenciatura em Pedagogia em Irecê, como componente curricular, os Grupos de Estudos
Literários. A investigação estende-se em um período de seis anos do curso, (primeira e segunda turma) observando as ressonâncias das leituras na
qualificação dos cursistas, no concernente ao ato de ler, interpretar, analisar e contar. São enfatizadas nesta dissertação, as estratégias de leitura utilizada, assim como a análise dos registros dos professores-cursistas participantes. Neste sentido, argumenta-se a necessidade do trabalho com a literatura nos currículos dos cursos de Licenciatura, com o propósito de ampliar o campo de leitura dos docentes no que diz respeito ao uso de linguagens diversificadas, sugeridos em suas múltiplas dimensões. A análise enfatiza a ação da leitura
literária como componente vital na estrutura curricular. Abstract The present qualifying research brings in its goal, as the object of analysis and investigation, the process of forming up readers from the development of literary actions which were done during the course of Teachers Formation / Licentiate in Pedagogy in Irecê, as curricular compounds, the Groups of Literary Studies. The investigation ranges a period of six years on the course, (first and second group) observing the resonance of readings in order to qualify the in-course folk, in what concerns to the act of reading, interpreting, analyzing and telling. It is emphasized in this dissertation, the reading strategies used, as well as the analysis of records from the in-course participant teachers. To this meaning, it is argued the need of the literature work on the curriculum of Licentiate Courses, on the purpose of magnifying the literature field of teachers concerning to the use of diversified languages, suggested in its multiple dimensions. The analysis emphasizes the action of literary reading as a vital compound of the curricular structure. |
Palabras clave : | Formação Leitura literária Currículo Leitor Formation Literary reading Curriculum Reader Professores de ensino fundamental Livros e leitura Interesses na leitura |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Educação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20294 |
Fecha de publicación : | 8-sep-2016 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Margô.pdf | 3,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.