Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20262
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A abordagem do processo de globalização na geografia escolar: percepções de professores e alunos do Ensino Médio
Authors: Oliveira, Ediala Martins da Silva
metadata.dc.creator: Oliveira, Ediala Martins da Silva
Abstract: Este trabalho trata do ensino de globalização no Ensino Médio por meio da Geografia Escolar. Seu principal objetivo é contribuir para a abordagem deste conteúdo em sala de aula, considerando o papel da Geografia na formação do cidadão, a inserção dos jovens no processo de globalização, suas vivências. A contextualização é fundamental no ensino de qualquer conteúdo de Geografia, pois proporciona a compreensão das relações que ocorrem em todas as escalas. O espaço vivido é algo a se considerar sempre, principalmente na abordagem de um tema que envolve, direta e indiretamente, todas as pessoas e países. O trabalho apresenta procedimentos teórico-metodológicos no ensino de Geografia, em especial no ensino de globalização e a influência deste processo na vida dos jovens. A partir da análise sobre o ensino de globalização em Geografia no Ensino Médio, fica evidente a necessidade de se repensar as práticas pedagógicas, considerando que o estudo deste conteúdo continua distante da realidade dos alunos, além de problemas que já deveriam ter sido superados, como a relação entre a dificuldade de aprendizagem do aluno com o seu lugar de vivência. Assim, este trabalho apresenta sugestões de estratégias de ensino com a utilização de diferentes linguagens na mediação pedagógica, no âmbito do ensino de Geografia no Ensino Médio.
ABSTRACT This work deals with the teaching of globalization in high school through the School Geography. Its main objective is to contribute to the content of this approach in the classroom, considering the role of geography in shaping the citizen, the inclusion of youth in the globalization process, their experiences. The contextualization is essential in teaching any content of geography, it provides an understanding of the relationships that occur on all scales. The living space is always something to consider, especially on a topic approach that involves, directly and indirectly, all people and countries. The paper presents theoretical and methodological procedures in Geography teaching, especially in teaching globalization and the influence of this process on the lives of young people. From the analysis of globalization on education in Geography in high school, it is evident the need to rethink teaching practices, whereas the study of this content remains distant from the reality of the students, as well as problems that should have been overcome, as the relationship between learning difficulties of students with their place of living. Thus, this paper presents suggestions for teaching strategies with the use of different languages in the pedagogical mediation, under the teaching of Geography in High School.
Keywords: Globalização
Contextualização
Cidadania
Espaço
Geografia Escolar
Escala
Práticas pedagógicas
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20262
Issue Date: 5-Sep-2016
Appears in Collections:Dissertação (POSGEO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ediala_Martins_da_Silva_Dissertacao_Final.pdf1,95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.