Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20226
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da resposta humoral de caprinos infectados com duas linhagens de corynebacterium pseudotuberculosis através de diferentes testes elisa indiretos
Autor(es): Cerqueira, Robson Bahia
Autor(es): Cerqueira, Robson Bahia
Abstract: Corynebacterium pseudotuberculosis é o agente etiológico da linfadenite caseosa em ovinos e caprinos. Esta doença, de curso crônico, caracteriza-se pela formação de granulomas nos linfonodos e em órgãos internos, como forma de resposta do sistema imune do hospedeiro à penetração deste agente que resiste à ação bactericida das células fagocíticas. Apesar da resposta imune envolver todos os componentes das imunidades inata e adquirida, a natureza dos antígenos protetores ainda é desconhecida. O presente estudo avaliou a resposta imune humoral a partir do soro caprino coletado de grupos de animais infectados com a linhagem atenuada T1, a linhagem virulenta VD 57 e um grupo controle inoculado com PBS-T. Esses grupos foram acompanhados durante 12 semanas e os níveis de anticorpos específicos foram avaliados por cinco diferentes ensaios imunoenzimáticos indiretos utilizando os antígenos MQD, TPP, BHI e as frações Q5 e Q6. A sensibilidade e especificidade do teste ELISA indireto Q5 foram de 97,8% e, 95,6% respectivamente e a sensibilidade e especificidade do teste ELISA indireto Q6 foi de 91,1% e 95,6%. Os testes ELISA indireto MQD, Q5 e Q6 apresentam uma capacidade de discriminação maior entre os animais infectados com uma linhagem selvagem VD 57 comparados aos animais infectados com uma linhagem atenuada T1.
Palavras-chave: Corynebacterium pseudotuberculosis
ELISA
Linfadenite caseosa
Caprinos
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Imunologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20226
Data do documento: 1-Set-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_Robson Bahia Cerqueira.pdf437,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.