Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20083
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Um estudo da cinesfera como espaço de autonomia do corpo
Autor : Bittencourt, Ivana Matias
metadata.dc.creator: Bittencourt, Ivana Matias
Resumen : Esta pesquisa visa apresentar as contribuições da Dança na formação do psicopedagogo por meio da Arte do Movimento de Rudolf Laban, dando ênfase ao conceito de Cinesfera. Mediante esses estudos propomos relações entre cinesfera, autonomia e formação do psicopedagogo. Nessa imbricação perceber a cinesfera como lugar de liberdade do movimento em um entendimento/ação do corpo que favorece a autonomia. A partir de encontros, realizados com um grupo de estudantes do curso de Psicopedagogia da Faculdade São Bento da Bahia, nos quais a “dança de Laban” é parte do processo crítico-mediador, verificam-se suas percepções na relação corpo, espaço e aprendizagem. O intuito é que psicopedagogos tenham contato com a Dança, no mais amplo sentido da conceituação de Laban, ou seja, uma dança para todos, considerada como acessível para a compreensão do espaço pessoal, percepção do espaço no qual se está inserido, entendimento da autonomia e ampliação do vocabulário corporal. Nesta perspectiva, Paulo Freire (1996) e Alicia Fernandez (2001) apresentam argumentações acerca do conceito de autonomia, e assim como Laban, asseguram, por concepções similares, que as experiências transformam e transformam-se no ato de ensinar e aprender. Por meio das atividades lúdicas os psicopedagogos vivenciaram a relação corpo, espaço, movimento e autonomia. Ações que propiciam o aprender e estabelece propostas incentivadoras do movimento, não apenas como aquelas do momento de espontaneidade e diversão, mas as que promovem, segundo Luckesi (2004), o diálogo entre a consciência focada e a consciência ampliada. É possível afirmar que como resultado desta pesquisa o estudo e a vivência da cinesfera apresentam requisitos para perceber o mundo como lugar de reflexão e ação; aborda o aprender como um espaço democrático que reforça a capacidade crítica; a autonomia como fator relevante no processo educativo e contribui para a discussão e inclusão da dança na formação e atuação dos estudantes de psicopedagogia.
Palabras clave : Cinesfera
Autonomia
Formação de psicopedagogo
Espaço Lúdico
metadata.dc.subject.cnpq: Dança
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGDança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Dança
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20083
Fecha de publicación : 18-ago-2016
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGDANCA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ivana Bittencourt.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.