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Tipo: Dissertação
Título: Modalidades de aprendizagem organizacional e o desenvolvimento de competências docentes em professores universitários da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Autor(es): Silva, Tânia Cristina da
Autor(es): Silva, Tânia Cristina da
Abstract: A presente pesquisa busca analisar a relação entre as modalidades de aprendizagem organizacional e o desenvolvimento de competências docentes em professores universitários da Universidade Federal do Vale do São Francisco partindo da premissa de que estas são explicadas pelas modalidades de aprendizagem organizacional, as quais atuariam de maneira independente para o desenvolvimento da competência docente, com o uso de escalas. A amostra da pesquisa foi composta por 198 docentes lotados na Universidade Federal do Vale do São Francisco, a qual abrange três estados, a saber: Bahia, Pernambuco e Piauí. O percurso metodológico foi constituído de três fases: a primeira fase compreendeu a elaboração do questionário com base nas referidas escalas, a revisão do texto e a realização de pré-teste com especialistas para possíveis ajustes, visto que as escalas adotadas já haviam sido testadas; a segunda fase compreendeu a coleta de dados via questionário por meio eletrônico, com o auxílio do SurveyMonkey (software e ferramenta de pesquisa online), no período de dezembro de 2015 a março de 2016; e a terceira fase se refere à análise estatística dos dados. As variáveis observadas de competências docentes foram reunidas no fator denominado Competência docente (Cd) por meio da aplicação de análise fatorial exploratória e a Escala de Modalidade em Aprendizagem (EMA) foi testada a partir da análise fatorial confirmatória. Posteriormente, os dois construtos foram submetidos à modelagem de equações estruturais para mensuração da relação entre as variáveis observadas e a variável latente. Os resultados obtidos indicaram a aceitação da hipótese de que a modalidade leitura de textos contribui para o desenvolvimento de competências docentes, sendo a única variável preditora na amostra pesquisada. As demais hipóteses instrumentais foram rejeitadas, no entanto, possibilitaram a construção de diversas inferências na relação entre as demais modalidades de aprendizagem e o desenvolvimento da competência docente à luz do referencial teórico estudado. Em que pese a relevância dos resultados obtidos com a presente pesquisa, vale destacar a necessidade de maior apropriação das possibilidades de uso da modelagem de equações estruturais, a fim de atribuir maior clareza à apresentação dos resultados, e ainda, a necessidade de incrementar o referencial acerca do uso das modalidades de aprendizagem organizacional nos diversos contextos, principalmente, nas IES, considerando que o presente estudo restringiu-se apenas em apresentar a parte conceitual de cada modalidade.
This research seeks to analyze the relationship between the methods of organizational learning and the development of professors’ skills from Universidade Federal do Vale do São Francisco. It starts from the premise that these are explained by the methods of organizational learning, which would act independently for the development of teaching competence, with the use of scales. The sample of the survey was composed of 198 professors at Universidade Federal do Vale do São Francisco, which covers three States: Bahia, Pernambuco and Piaui. The methodological path was made up of three phases: the first phase comprised the preparation of the questionnaire on the basis of mentioned scales, the revision of the text and pre-test with specialists for possible adjustments, since the scales adopted had been tested. The second phase comprised data collection via electronic questionnaire, with the aid of the Survey Monkey (software and online research tool), from December 2015 to March 2016; and the third stage refers to the statistical analysis of the data. The observed variables of teaching skills were gathered in teaching Competence called factor (Cd) through the application of exploratory factor analysis. The scale of learning Mode (EMA) was tested from the confirmatory factor analysis. Later, the two constructs were subjected to structural equation modeling to measure the relationship between the observed variables and the latent variable. The results obtained indicated acceptance of the hypothesis that the reading mode of texts reading contributes to the development of teaching skills. It is the only predictor variable in the sample under study. The other instrumental hypotheses were rejected, however, they enabled the construction of various inferences in the relation among other learning modes and the development of teaching competence in the light of the theoretical study. In spite of the relevance of the results obtained from this research, it is worth highlighting the need for greater appropriateness of the possibilities of using structural equation modeling, in order to give greater clarity to the presentation of the results. Besides that, there is the need of increasing the reference about the use of methods of organizational learning in different contexts, especially in universities, whereas this study was restricted only to present the conceptual part of each mode.
Palavras-chave: Docência universitária
Competências docentes
Modalidades de aprendizagem organizacional
Formação
University Teaching
Teaching skills
Methods of organizational learning
Formation
País: brasil
Sigla da Instituição: EAUFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20032
Data do documento: 12-Ago-2016
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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