Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19917
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O brincar: instrumento de aprendizagem para as crianças do grupo 05
Autor(es): Santos, Luciana Lemos dos
Autor(es): Santos, Luciana Lemos dos
Abstract: O estudo da pesquisa, o brincar: instrumento de aprendizagem para as crianças do grupo 05, visa descrever uma rotina de atividades com o brincar no ambiente da educação infantil, por consequência da desvalorização ou não compreensão da importância do brincar para o desenvolvimento da criança. O brincar para as crianças apresenta uma linguagem de fácil assimilação, desta forma, a criança comunica-se e se expressa ao interagir com o outro protagonizando, imaginando e aprendendo sobre o mundo que o cerca. O objetivo da pesquisa é relatar de que forma o brincar pode contribuir para a construção de uma sociedade melhor. O objeto de estudo é o ambiente da educação infantil na turma do grupo 05, situada na Creche Escola Viver Bem de Pirajá, localizada na comunidade do Conjunto Pirajá. A questão apresentada é o brincar dentro de uma ONG – Organização não Governamental. Para fundamentar este estudo a pesquisa apresenta no referencial teórico os seguintes autores: Campos (2008), Edwards; Gandini e George (1999), Friedmann (2012), Kishimoto (1998), Macedo (2004) e (2003), Taille (1992), bem como o Referencial Nacional para Educação Infantil (1998). Os capítulos abordam uma analise da pesquisa e da trajetória acadêmica: um brincar interrompido o memorial na qual colocando-me como pesquisadora faço revelações sobre o brincar e suas consequências para a prática no ambiente da educação infantil grupo 05, este memorial também foi apresentado na Graduação de Pedagogia e deixo as referências. A contribuição dos autores e trabalhos visa identificar o brincar no ambiente da educação infantil do grupo 5. A metodologia escolhida é a etnopesquisa, por se tratar de um ambiente de trabalho da professora pesquisadora.
ABSTRACT The research study, the play: learning tool for children in group 05, aims to describe an activity routine with play in the children's education environment, as a result of the devaluation or no understanding of the importance of play for children's development. Playing for children features an easy to assimilate language in this way, the child communicates and expresses itself to interact with the other starring, imagining and learning about the world around him. The objective of the research is to describe how the play can contribute to building a better society. The study object is the environment of early childhood education in the group class 05, located in the Nursery School of Living Well Pirajá located in Pirajá Set community. The question presented is the play within an NGO - non-governmental organization. To support this study the research presents the theoretical framework the following authors: Campos (2008), Edwards; Gandini and George (1999), Friedmann (2012), Kishimoto (1998), Macedo (2004) and (2003), Taille (1992) and the National Framework for Early Childhood Education (1998). The chapters cover an analysis of research and academic career: A play interrupted the memorial in which putting me as a researcher make revelations about the play and its implications for practice in early childhood education environment group 05, this memorial was also presented at Graduation Pedagogy and leave references. The contribution of the authors and work aims to identify the play in early childhood education environment group 5. The chosen methodology is etnopesquisa, because it is a researcher teacher working environment.
Palavras-chave: Educação infantil
Brincar
Pedagogia
Early childhood education
Play
Pedagogy
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19917
Data do documento: 2-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA LUCIANA LEMOS DOS SANTOS.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.