Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19889
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Autonomia na educação infantil: desafios à prática docente
Authors: Santana, Ticiana de Andrade
metadata.dc.creator: Santana, Ticiana de Andrade
Abstract: Considerando a relevância de se refletir sobre processo de aprendizagem da criança para se tornar autônoma e participativa, o presente trabalho tem como tema central o desenvolvimento da autonomia da criança. A Educação Infantil é entendida, nesta pesquisa, como fase em que situa o início do processo de autonomia dos sujeitos. Neste sentido, a minha questão de pesquisa é como o docente da Educação Infantil pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia da criança? Assim, os objetivos específicos da pesquisa são: Apresentar algumas propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e dos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil; Abordar o conceito de autonomia com base no teórico Paulo Freire; Identificar atividades que evidenciem o desenvolvimento da autonomia da criança em uma turma de Educação Infantil. Para fundamentar estas discussões utilizei como referencial teórico o autor Freire (2015) e os documentos DCNEI (2009), RCNEI (1998). Visando discutir as questões da pesquisa, a metodologia escolhida foi de abordagem qualitativa de cunho etnográfico, assim optei pela Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial.
Keywords: Autonomia
Educação infantil
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
Educação Pré-Escolar
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19889
Issue Date: 29-Jul-2016
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia.pdf718,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.