Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19877
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Processo de desenvolvimento cognitivo da criança com baixa visão na educação infantil: um estudo de caso
Autor(es): Lima, Lucimara Morgado Pereira
Autor(es): Lima, Lucimara Morgado Pereira
Abstract: Compreender como acontece o processo de desenvolvimento cognitivo da criança com baixa visão na ação da inclusão em sala de aula de ensino regular na turma da Educação Infantil, foi a mola propulsora para iniciar essa pesquisa, que teve por objetivos investigar a professora da turma 4 da Educação Infantil, a qual o aluno B com baixa visão frequenta, tendo por objetivo averiguar como ela desenvolve as suas ações pedagógicas de modo a contemplar e assegurar a inclusão do mesmo na turma; descrever as necessidades educacionais de crianças com baixa visão; identificar se a professora incorpora em sua prática pedagógica recursos e estratégias que promovam o desenvolvimento da criança com baixa visão; verificar como está sendo feita a inclusão do aluno B com baixa visão na escola a qual frequenta. A pesquisa de cunho etnográfico fundamentou-se no estudo bibliográfico, tendo por instrumento de coleta de dados, relatos em diário de bordo e por meio de observação em sala de aula da instituição educacional do município de Serrinha. O produto dessas informações declara-se que o professor precisa estar atento às necessidades do aluno com deficiência visual, buscando otimização para desenvolver atividades adaptadas dentro de um contexto inclusivo no processo ensino /aprendizagem, reforçando sempre a sua visão residual.
Palavras-chave: Aprendizagem
Inclusão
Baixa visão
CNPq: Ciências Humanas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19877
Data do documento: 28-Jul-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Processo de Desenvolvimento Cognitivo da Criança com Baixa Visão na Educação Infantil.pdf751,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.