Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19483
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Instalação coreográfica: crítica e limiar
Autor : Sheldon, Ana Rizek
metadata.dc.creator: Sheldon, Ana Rizek
Resumen : Esta dissertação apresenta uma reflexão acerca da ocorrência de um modo de composição nomeado “instalação coreográfica” por artistas e críticos da cena paulistana da dança contemporânea na primeira década do século XXI. O ponto de partida da pesquisa foi o trabalho Vestígios da coreógrafa paulistana Marta Soares, embora o resultado escrito não se restrinja a uma análise monográfica sobre a obra. O principal desafio metodológico desse estudo foi encontrar uma maneira de dissertar a respeito de um jeito de compor um pensamento em dança que fugisse à descrição ilustrativa ou ao ímpeto por uma definição teórica. O foco da discussão está, assim, nas interlocuções entre dança e artes visuais inscritas no campo da dança contemporânea, identificadas na instalação coreográfica pela hipótese de que nessa forma compositiva opera um dispositivo crítico de relação entre obra e contexto de existência. As noções de limiar (BENJAMIN, 2007) e zona de transitividade (BRITTO, 2008a) foram fundamentais para circunscrever a hipótese deste trabalho.
Palabras clave : Dança contemporânea
Instalação coreográfica,
Limiar
Crítica
metadata.dc.subject.cnpq: Dança
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGDança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Dança
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19483
Fecha de publicación : 13-jun-2016
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGDANCA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação Ana Rizek.pdf675,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.