Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19434
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desigualdade de rendimentos por gênero na Região Metropolitana de Salvador: análise dos dados da PED de 2011 a 2014
Autor(es): Silva, Elenice Costa da
Autor(es): Silva, Elenice Costa da
Abstract: As mulheres têm aumentado sua participação no mercado de trabalho do Brasil e na Região Metropolitana de Salvador. Por isso, o objetivo deste trabalho é fazer uma análise do perfil dos ocupados por gênero na Região Metropolitana de Salvador (RMS) dado às diferenças de rendimentos entre gêneros, comparando os masculinos com os femininos a partir da base de dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), para os anos de 2011 a 2014. A justificativa do desenvolvimento desta monografia é o aumento das mulheres ocupadas no mercado de trabalho tanto no Brasil como na RMS e a questão colocada é esse aumento do número de ocupadas contribui para reduzir a desigualdade de rendimentos entre homens e mulheres no mercado de trabalho metropolitano de Salvador. Os resultados obtidos na pesquisa foram que em todas as categorias analisadas, em todos os ramos de atividades, em todos os percentis, a situação das mulheres é sempre desvantajosa quando comparada aos homens em relação aos rendimentos auferidos.
Las mujeres han aumentado su participación en el mercado de trabajo en Brasil y en la región metropolitana de Salvador. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo es hacer un análisis el perfil de los ocupados por género en el área metropolitana de Salvador (RMS) dado a las diferencias de ingresos entre el género, la comparación de macho con la hembra de la base de datos de búsqueda de empleo y Desempleo (PED) para los años 2011 a 2014. La razón fundamental para el desarrollo de esta monografía es el aumento de las mujeres ocupadas en el mercado laboral en Brasil y en el RMS y la pregunta es si este aumento en el número de ocupados ha contribuido a reducir la desigualdad de ingresos entre hombres y mujeres en el mercado de trabajo metropolitano. Los resultados de la investigación fueron que en todas las categorías analizadas en todos los segmentos de negocios en todos los percentiles, la situación de las mujeres está siempre en desventaja frente a los hombres en relación con los ingresos obtenidos.
Palavras-chave: Economia do trabalho
Emprego - Mulher
Mercado de trabalho - Mulher
CNPq: Economia do trabalho
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19434
Data do documento: 8-Jun-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.