Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19183
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fatores associados à não adesão aos antirretrovirais em adultos com AIDS nos seis primeiros meses da terapia em Salvador, Bahia, Brasil
Título(s) alternativo(s): Cad. Saúde Pública
Autor(es): Silva, José Adriano Goes
Dourado, Maria Inês Costa
Brito, Ana Maria de
Silva, Carlos Alberto Lima da
Autor(es): Silva, José Adriano Goes
Dourado, Maria Inês Costa
Brito, Ana Maria de
Silva, Carlos Alberto Lima da
Abstract: O controle da replicação viral é essencial na terapia antirretroviral altamente potente (TARV) e a adesão ao tratamento é o fundamento para esse controle. Fatores individuais e externos influenciam a adesão aos antirretrovirais (ARV). Estudo transversal para investigar fatores associados à não adesão à TARV, em indivíduos com AIDS em Salvador, Bahia, Brasil, com idade ≥ 13 anos e primeira prescrição em 2009. Dados coletados em prontuários e registros da farmácia. Dos 216 pacientes, 65,3% eram homens; idade média 37,8 ± 9,5 anos, solteiros 67,9%; heterossexuais 64%; > 8 anos de estudo 65,3%, etilistas 61,5% e não relatou tabagismo 75,1% ou uso de drogas 93,7%. Iniciaram a TARV com TCD4+< 350 células/mm3 94%, 61,8% sintomáticos e 68,4% apresentaram reação adversa ao medicamento. Prevalência de não adesão 25%. Variáveis associadas: maior tempo entre o diagnóstico de infecção pelo HIV e a AIDS (aOR = 3,9), reação adversa ao medicamento (aOR = 2,4), idade menor que 34 anos (aOR = 2,2), menos que 8 anos de estudo (aOR = 2,2) e uso de drogas (aOR = 2,6). A alta taxa de não adesão é um problema importante nos seis primeiros meses da TARV.
Palavras-chave: Adesão à Medicação
Antirretrovirais
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Medication Adherence
Anti-Retroviral Agents
Acquired Immunodeficiency Syndrome
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Ensp
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19183
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Art Per nac. Ines Dourado.2015.pdf132,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.