Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18863
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos profissionais associados a Cursos de Especialização em Gestão de Hemocentros: um estudo sobre a percepção dos egressos.
Autor(es): Ferreira, Jussara Cargnin
Autor(es): Ferreira, Jussara Cargnin
Abstract: A crescente valorização da qualificação profissional frente às novas exigências do desempenho laboral da sociedade contemporânea traz como consequência intenso investimento em ações educacionais, induzindo, dessa forma, à realização de estudos que possibilitem aferir os resultados delas decorrentes. Este estudo teve como objetivo analisar, sob a ótica de egressos, os efeitos profissionais de dois Cursos de Especialização em Gestão de Hemocentros desenvolvidos por iniciativa do Ministério da Saúde nos anos de 2011 e 2012, sob a coordenação pedagógica da Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/Fiocruz, tendo como grupo alvo a força de trabalho da Hemorrede Pública Nacional atuante em funções estratégicas e intermediárias. Ainda, identificar as condições de suporte organizacional oferecidas aos alunos egressos, antes, durante e no contexto institucional pós-curso. Caracterizou-se como um estudo de caso, exploratório, descritivo e analítico, de natureza quali-quanti. Os resultados foram obtidos por meio de questionários semiestruturados aplicados por meio eletrônico, acrescidos de perguntas abertas. Em um universo de 66 egressos, obteve-se 89,39% de retorno. Os dados qualitativos foram tratados por meio de análise de conteúdo e a consolidação dos dados quantitativos, mediante frequências simples, frequências relativas, porcentagens e médias. Os resultados da avaliação nos níveis de impacto em termos de amplitude e profundidade apontaram para a contribuição do curso no que diz respeito à formação de profissionais para o uso dos instrumentos de gestão e, ao mesmo tempo, à indução do desenvolvimento qualitativo de aspectos atitudinais nos alunos egressos. Destacou-se no escopo da discussão a percepção do desenvolvimento humano decorrente do curso, pertinente à troca de experiências e às metodologias ativas adotadas. Ainda, a influência dele acerca de mudanças organizacionais. O produto referente ao suporte organizacional, psicossocial e material indicou a percepção de pouco apoio; entretanto, mostrou maior nível de apoio antes e durante o evento, em razão do suporte em menor proporção no contexto organizacional póscurso. Partindo das evidências encontradas, conclui-se que os cursos realizados contribuíram para a melhoria da prática profissional em gestão, indicando sua continuidade e aperfeiçoamento, além de indicar a necessidade do desenvolvimento de estratégias de suporte organizacional, visando fomentar maiores níveis de efeitos dos cursos.
Palavras-chave: Perfil de Egressos
Avaliação de Efeitos
Avaliação de Programas Educacionais
Avaliação de Suporte Organizacional
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18863
Data do documento: 18-Abr-2016
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss MP. Jussara C. Ferreira. 2014.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.