Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18771
Tipo: Dissertação
Título: A Relação das Ofertas de Vagas dos Componentes Curriculares da UFBA com o Planejamento Acadêmico dos Bacharelados Interdisciplinares, nos primeiros anos:um estudo de caso
Autor(es): Santana, Maria de Fátima Pires Cerqueira Machado de
Autor(es): Santana, Maria de Fátima Pires Cerqueira Machado de
Abstract: Este estudo versa os Bacharelados Interdisciplinares (BIs), nova modalidade de curso de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), implantado nesta instituição de ensino superior, a partir do ano de 2009, no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC). Essa modalidade de curso possui na composição dos seus projetos pedagógicos uma matriz curricular flexível, que depende da oferta de vagas de componentes curriculares das outras unidades da UFBA e que se baseia na possibilidade dos estudantes desses cursos construírem a sua trajetória acadêmica a partir do trânsito em componentes optativos e livres que poderão cursar, nas várias áreas do conhecimento. Assim, a definição da temática central deste estudo leva em conta a importância na compreensão sobre de que modo, a relação entre as ofertas de vagas das outras unidades, impacta na composição do planejamento acadêmico do IHAC e consequentemente, na composição curricular da matriz dos seus estudantes.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Matriz Curricular
Planejamento Acadêmico
Bacharelado Interdisciplinar
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas/Administração
Ciências Humanas/Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: PPGEISU/IHAC/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Estudos sobre a Universidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18771
Data do documento: 28-Mar-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertaçãoPPGEISUFatimaPires_2_.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.