Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18636
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Autoria docente como artefato pra os currículos com inovações pedagógicas: um zoom nos ciclos de formação humana |
Authors: | Marques, Fernanda Rodrigues Cavalcante, Vera Lúcia Marques |
metadata.dc.creator: | Marques, Fernanda Rodrigues Cavalcante, Vera Lúcia Marques |
Abstract: | Esse Projeto de Intervenção é fruto da pesquisa para conclusão do Mestrado Profissional em Educação/ UFBA. Trata da autoria docente como artefato para os currículos com inovações pedagógicas. O espaço da pesquisa se deu na Rede Municipal de Educação de Irecê, numa perspectiva fenomenológica que nos possibilitou tratar os fenômenos e apreender as experiências humanas, que refletem as vivências do trabalho realizado, associado às afetividades e dissabores da lida cotidiana no contexto da rede estudada. Para compor a tessitura desse texto, dialogamos com diversos teóricos que deram sustentação ao nosso entendimento da autoria docente como artefato, a saber: Bakhtin, Austin, Mainardes, Arroyo, dentre outros. A fala como artefato é um construto da inteligência humana e está articulada ao processo histórico e cultural dos sujeitos, o que se evidencia nos escritos e Bakhtin (2003). A linguagem muito além de apenas ser um meio de transmissão entre quem emite e quem recebe a informação, se constitui como um aspecto da interação entre os sujeitos do contexto escolar que por meio da fala praticam ações, ou seja, ao proferir um enunciado o professor está simultaneamente realizando uma ação, pois conforme Austin (1990) preconiza, todo dizer é fazer. Nesse sentido a formação em exercício de professores é um importante momento para o fomento à autoria docente pelos atos da fala. Dessa forma, essa pesquisa propõe como intervenção a ampliação dos espaços/tempo no calendário escolar que possibilite ao professor buscar soluções para as questões emergentes do cotidiano escolar através da autoria como artefato. Portanto, propomos a reestruturação das reuniões pedagógicas bimestrais com espaço/tempo para o fomento aos atos da fala e sistematização dos pronunciamentos performativos escritos em planos e documentos. |
Keywords: | Autoria docente Atos da fala Cotidiano escolar |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18636 |
Issue Date: | 22-Feb-2016 |
Appears in Collections: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Autoria_docente_como_artefato.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.