Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18619
Tipo: Dissertação
Título: Experiência de gestão participativa no enquadramento de corpos d’água no semi-árido. Caso de estudo: Rio Salitre – Bahia
Autor(es): Gonçalves, Maria do Socorro
Autor(es): Gonçalves, Maria do Socorro
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi apresentar a experiência da participação dos atores sociais na gestão dos recursos hídricos para implementação de ações visando o enquadramento de corpos d’água. A participação desses atores, por meio da figura do Comitê de Bacia, é importante na definição dos usos e das classes de qualidade da água, objetivando chegar ao enquadramento. O Comitê deve estar capacitado e apto para tomar decisões, além de acompanhar o desempenho para o alcance das metas estabelecidas. Foi utilizado como estudo de caso a Bacia do Rio Salitre, uma importante sub-bacia do rio São Francisco, a qual apresenta vasta experiência de mobilização e organização, evidenciadas em estudos anteriores desenvolvidos com o apoio da comunidade. A bacia tem vegetação predominante de caatinga solos porosos, elevadas temperaturas, alto índice de escassez de água, corpos d’água com concentrações elevadas de sais e diversos conflitos pelo uso desordenado dos seus recursos hídricos. Desde o ano de 2000 a comunidade, que é bastante mobilizada e interessada, está envolvida em ações para a melhor gestão dos recursos hídricos regionais. Em 2006 tiveram seu Comitê de Bacia legalmente formado, de acordo com a lei estadual no 9843/05, que institui a formação de comitês de bacia na Bahia. Neste estudo foram tratados e avaliados dados sobre participação e enquadramento de corpos d’água a partir de ações desenvolvidas em quatro etapas básicas: a) caracterização das especificidades da região de estudo (semi-árido baiano); b) identificação dos atores sociais envolvidos no enquadramento de corpos d’água; c) identificação das etapas em que esses atores sociais participam e como ocorre essa participação d) apresentação das experiências de participação dos atores sociais e do Comitê na definição de classes de qualidade da água visando o enquadramento. Foram consultados trabalhos desenvolvidos sobre gestão de recursos hídricos de forma participativa e uma revisão bibliográfica sobre as leis, resoluções, decretos e portarias relacionados ao tema. A partir dos conhecimentos adquiridos e após algumas reflexões sobre a gestão dos recursos hídricos em regiões semi-áridas, percebe-se a necessidade do desenvolvimento de uma metodologia participativa, com o objetivo de implementação dos instrumentos de gestão, o que seria uma base para a gestão integrada e participativa despertando nos atores sociais perspectivas de atuar e modificar a sua realidade.
Palavras-chave: Participação social
Bacia Salitre
Sociedade
Recursos hídricos - gestão
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18619
Data do documento: 15-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (MEAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final 01Dezembro2008-032009.pdf8,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.