Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18559
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Espaços Aprendentes: um novo olhar sobre o planejamento das ações pedagógicas
Authors: Jesus, Hebe Cristina Mangueira Carvalho
metadata.dc.creator: Jesus, Hebe Cristina Mangueira Carvalho
Abstract: Este estudo versa sobre o planejamento das ações pedagógicas para fomentar como os espaços escolares podem se tornar espaços aprendentes, na escola José Francisco Nunes, povoado de Itapicuru, Município de Irecê- Bahia. O estudo foi desenvolvido durante doze meses e teve como objetivo investigar como os professores percebem os espaços da escola, e a relação que fazem com o planejamento das ações pedagógicas. Para a realização da investigação foi criada uma região de inquérito no sentido de apreender o fenômeno, o qual foi abordado, em termos metodológicos, por meio de observações, conversas com professores – que envolveram entrevistas e relatos de memória – e mais duas atividades coletivas que receberam o nome de Instalação e Desconferência do/no Cotidiano Escolar com o objetivo de levantar, junto a professores das redes municipais do território de Irecê, elementos que pudessem alimentar as interpretações e ação posterior sobre o tema em estudo. O trabalho permeia pela abordagem qualitativa, com fundamentos na fenomenologia. Com o projeto de intervenção, que é o produto desta pesquisa de mestrado profissional deseja-se proporcionar condições para que os profissionais da escola percebam que mesmo diante de muitos desafios é possível transformar os espaços da escola, com a soma dos conhecimentos individuais e coletivos para intervir de forma que possam (re)interpretar, (re)criar, (re)inventar, inovar os espaços da escola, amenizando a fragmentação do currículo escolar e possibilitar aprendizagens por meio da articulação de saberes e espaços que se pretende sejam espaços aprendentes.
This study deals with the planning of educational activities to foster such as school spaces can become spaces learners at school José Francisco Nunes, populated by Itapicuru, Municipality of Irecê- Bahia. The study was conducted for twelve months and aimed to investigate how teachers perceive the school spaces, and the relationship that make the planning of educational activities. To carry out the investigation an inquiry region was created in order to grasp the phenomenon, which was addressed in methodological terms, through observations, conversations with teachers - involving interviews and memory reports - and two more collective activities received the installation name and the unconference / in Everyday School in order to raise, with teachers of municipal networks in the territory of Irecê, elements that could feed the interpretations and subsequent action on the subject under study. The work permeates the qualitative approach, with fundamentals in phenomenology. With the intervention project, which is the product of professional master's research is desired to provide conditions for school professionals realize that even in the face of many challenges you can turn the school space, with the sum of individual and collective knowledge to intervene so that they can (re) interpret, (re) create, (re) invent, innovate school spaces, softening the fragmentation of the curriculum and enable learning through the articulation of knowledge and spaces intended to be learners spaces.
Keywords: Ambiente escolar
Aprendizagem
Planejamento
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado profissional: currículo, linguagens e inovações pedagógicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18559
Issue Date: 29-Jan-2016
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.