Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18284
Tipo: Dissertação
Título: Educação e identidade: a reconstrução cultural da Festa de Itapuã
Autor(es): Maia, Débora Matos
Autor(es): Maia, Débora Matos
Abstract: A dissertação apresenta discussões sobre o processo de reconstrução de práticas culturais e seus efeitos sobre as identidades coletivas, estabelecendo diálogos com os processos informais de educação, a economia local e a construção de identidades, conformando o exercício da cidadania por meio da análise do espaço urbano e da festa religiosa. A partir das transformações e atualizações que o bairro de Itapuã passou, tomamos como base os processos educativos que permeiam a Festa da Lavagem, identificando-a como parte da cultura da cidade em que esta torna-se um meio de comunicar os cidadãos diversos, provocando o desenvolvimento humano das pessoas através das interações destes com o meio cultural do lugar onde vivem. O objetivo foi compreender os sentidos e significados da festa para a comunidade de Itapuã do ponto de vista da educação e da identidade, focando a relação da Lavagem com os processos formativos no contexto organizativo e das manifestações culturais. Buscou-se a partir da convivência em campo de pesquisa compreender, sentir, olhar, escutar as pessoas do bairro/comunidades, utilizando estratégias etnográficas.
RESUMEN La tesis presenta los debates sobre la reconstrucción de las prácticas culturales y sus efectos sobre las identidades colectivas, establecer un diálogo con los procesos informales de la educación, la economía local y la construcción de identidades, la formación del ejercicio de la ciudadanía a través del análisis del espacio urbano y la fiesta religiosa. A partir de los cambios y actualizaciones que el distrito de Itapuã ahora, que se basan en los procesos educativos que subyacen en la Fiesta de la colada, que lo identifica como parte de la cultura de la ciudad donde se convierte en un medio de comunicación de muchos ciudadanos, lo que el desarrollo humano de las personas a través de estas interacciones con el entorno cultural en que viven. El objetivo fue comprender los significados de la fiesta para la comunidad de Itapuã el punto de vista de la educación e identidad, centrándose en la relación con los procesos formativos en seco en el contexto delos eventos organizacionales y culturales. Se solicitó a la convivencia en el campo de la investigación para comprender
Palavras-chave: Educação
Cultura popular
Identidade
Festa religiosa
Educación
Identidad
Fiesta
Festas religiosas - Itapuã (Salvador, BA)
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18284
Data do documento: 24-Nov-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Debora Maia.pdf12,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.