Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18193
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da eficácia do portal educacional no ensino médio do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Autor(es): Mariano, Rosana
Autor(es): Mariano, Rosana
Abstract: Este estudo é uma pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter descritivo para avaliar a eficácia do portal educacional oferecido aos alunos do ensino médio do Centro Paula Souza como reforço escolar. O trabalho está dividido em oito capítulos, seguido de anexo e apêndice. Na coleta de dados a análise documental foi adotada, bem como a técnica de grupo de foco com um total de 19 gestores locais do projeto e um questionário que foi respondido por 292 estudantes de 3as séries do Ensino Médio. Os resultados mostraram que a quantidade de horas destinadas aos gestores locais para a gestão do projeto foi um elemento importante para permitir a participação nas atividades do projeto e desenvolver práticas que influenciaram o uso do portal educacional, mas não interferiu positivamente no cumprimento de metas estabelecidas aos alunos. As metas não foram cumpridas por uma parte considerável dos alunos e o desempenho acadêmico daqueles que utilizavam o portal na regularidade desejada não mostrou melhoras no período analisado. Entretanto, a pesquisa documental mostrou uma diminuição significativa nos casos de recuperação escolar. Na amostra analisada e nas sessões de grupo focal o Portal Educacional foi avaliado positivamente como ferramenta de reforço escolar, mas sua eficácia foi parcialmente comprovada. A amostra de respondentes tem alunos que estão incluídos digitalmente, que possuem computadores, dispositivos móveis e que apresentam hábitos de estudo. A pesquisa documental e o grupo de foco também revelaram que o programa de formação docente para o uso de TIC precisa continuar considerando a resistência ainda presente no grupo de professores. Esse programa deve ser menos teórico e mais prático. Outros indicadores devem ser criados para uma avaliação mais ampla do projeto. Os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio devem ser o público-alvo em futuros investimentos.
ABSTRACT This study is a quantitative and qualitative research of descriptive profile to evaluate the effectiveness of the educational portal offered to high school students of Centro Paula Souza as tutoring. The work is divided into eight chapters, followed by annex and appendix. To collect data a documentary analysis was adopted, as well as the focus group technique with a total of 19 local project managers and a questionnaire that was answered by 292 high school students from the 3rd high school year. The results showed that the quantity of hours allocated to local managers to coordinate the project was an important element to enable the participation in project activities and to develop practices to stimulate the use of the educational portal, but it did not influence the achievement of goals set for students. These goals were not met for a considerable part of the students and the academic performance of the students that used the portal according to the goal set did not show improvement in the period analyzed. However, the documentary research showed a significant decrease in cases of school recovery need. In the sample analyzed, as well as in focus group sessions the educational portal was evaluated positively as tutoring tool, but its effectiveness was partially proven. The sample of respondents has students that are digitally included that have computers and mobile devices and that showed study habits. The documentary research and the focus group also revealed that teacher-training program to use Information and Communication Technologies needs to continue considering the resistance still present in the teachers group. This program must be less theoretical e more practical. Other indicators must be created to evaluate the project as a whole. The High School Integrated Courses must be the target audience to future investments.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação
Inclusão digital
Ensino a distância
Portal educacional
Avaliação de programas
Ensino médio
País: brasil
Sigla da Instituição: EAUFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18193
Data do documento: 6-Nov-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANO, Rosana.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.