Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18022
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Intervenções pedagógicas com a linguagem escrita na educação infantil: um estudo de caso, no grupo cinco, da escola x de Salvador. |
Authors: | Nascimento, Rejane |
metadata.dc.creator: | Nascimento, Rejane |
Abstract: | Este estudo analisa as intervenções com a linguagem escrita, no grupo cinco, de educação infantil, da escola x de Salvador. Buscou-se promover uma reflexão sobre a ação docente, neste caso vislumbrando contribuir para um processo de resignificação de práticas educativas com a linguagem escrita na educação infantil no qual sejam imprescindivelmente respeitadas as especificidades e interesses das crianças como sujeitos singulares e de direitos. Esta pesquisa apresenta a abordagem qualitativa, Estudo de Caso, no qual foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação e a análise de diários de bordos. As observações foram realizadas em uma turma do grupo cinco da educação infantil, de uma instituição pública, que localiza-se no bairro de Nazaré, na cidade do Salvador - BA. Por meio das análises pode-se notar que as intervenções desenvolvidas neste grupo, com o propósito de ‘inserir’ a criança na cultura escrita, toma por base uma metodologia no qual se sobrepõem exercícios de treino motor (cópia) e a discriminação visual/auditiva. Neste sentido, entende-se que as concepções enraizadas em modelos tradicionais de ensino, como também o modo de conceber a língua escrita e a própria criança influenciarão de forma incisiva nas escolhas do educador em relação às intervenções pedagógicas com a linguagem escrita nesta etapa de educação para a infância. |
Keywords: | Criança Educação infantil Intervenções pedagógicas Linguagem escrita |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18022 |
Issue Date: | 11-Aug-2015 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia Rejane Nascimento Linguagem escrita EI 2014.pdf | 762,47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.