Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18001
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Modelos Aditivos Generalizados para Posição, Escala e Forma (GAMLSS) na modelagem paramétrica da taxa de congestionamento na fase de conhecimento
Autor(es): Oliveira, Caio Batalha Dias
Carrasco, Jalmar Manuel Farfan
Autor(es): Oliveira, Caio Batalha Dias
Carrasco, Jalmar Manuel Farfan
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo principal estudar a família dos Modelos Aditivos Generalizados para Posição, Escala e Forma (GAMLSS) no âmbito paramétrico. Esta classe de modelos foi proposta por Rigby R.A. e Stasinopoulos (2005), com o proposito de aumentar o leque de distribuições de probabilidade para a variável resposta, bem como permitir o uso de termos paramétricos e não paramétricos para as variáveis explicativas. Este trabalho também objetiva aplicar a família dos modelos GAMLSS paramétrico a um conjunto de dados. Este por sua vez, foi fornecido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5a região, que engloba o estado da Bahia. Uma aracterística deste conjunto de dados é que a variável resposta, taxa de congestionamento na fase de conhecimento é limitada no intervalo contínuo (0,1). Desta forma, uma distribuição de probabilidade que tem sido relevante para este tipo variáveis é a distribuição Beta. Técnicas bootstrap não paramétrico são utilizadas com o intuito de corrigir o viés dos estimadores. Encontramos também, diferentes tipos de intervalos de confiança bootstrap.
Palavras-chave: GAMLSS
Regressão beta
Bootstrap
Taxa de congestionamen
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18001
Data do documento: 28-Jul-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Estatística (IME)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Caio_Batalha.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.