Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17052
Tipo: | Tese |
Título: | A política curricular integrativa: uma análise crítico-hermenêutica sobre os atos de currículo presentes na integração/organização curricular no contexto da educação básica |
Autor(es): | Rebouças, Surama Beatriz Bandeira |
Autor(es): | Rebouças, Surama Beatriz Bandeira |
Abstract: | Essa tese apresenta um trabalho de pesquisa que teve como objeto a
integração curricular tecida como atos de currículo pelos professores do
Colégio Estadual Senhor do Bonfim da Secretaria de Educação da Cidade de
Salvador. Investigar de que maneira são engendradas as relações entre a
organização curricular de perspectiva integrada e os atos de currículo no
contexto estudado, bem como compreender como num contexto secularmente
organizado pelo ethos e pela ética disciplinares se desenvolve pelos atos de
currículo uma proposta/política de integração, constituíram-se, como problema
de pesquisa que norteou esta investigação. A pesquisa teve como objetivo
maior compreender como a integração curricular acontece no contexto escolar
da Educação Básica de uma Escola Pública da Cidade de Salvador, tendo
como contexto de compreensão os atos de currículo cotidianamente
construídos. Para tanto optei pela abordagem de pesquisa qualitativa a partir
do viés teórico-metodológico da etnopesquisa crítica e multirreferencial de
inspiração fenomenológica, pelos princípios que apresenta, pela pertinência ao
tipo de estudo realizado e aos seus propósitos. Para o acesso às
compreensões dos sujeitos fiz uso da entrevista semiestruturada, da análise de
documentos, da observação participante e do diário de campo. As informações
recolhidas foram analisadas através da análise de conteúdo. O estudo das
iniciativas de práticas integradas no contexto investigado revelou que para que
estas iniciativas se inscrevam no cenário escolar não é necessário a exclusão
da organização curricular disciplinar, por outras palavras, a organização
curricular disciplinar estabelece uma relação de coexistência com a abordagem
integrada, assim como revelou que a colegialidade, a colaboração entre os
professores desta unidade de ensino fomentam o êxito das atividades
integradas e ainda, que muito embora estas práticas se apresentem como uma
forma de organização curricular mais dialógica, dialética e flexível não deixa de
veicular práticas autoritárias de controle e poder. ABSTRACT This thesis holds as its object of study the curriculum integration woven as acts of curriculum by the teachers of the State School Senhor do Bonfim, pertaining to the Department of Education of the City of Salvador. The research problem that guides this thesis is the investigation of how relations between the integrated curricular organization approach and acts of curriculum are engendered in the context studied, as well as in a secularly context organized by the disciplinary ethos and ethics, which develop through curriculum acts as an integration proposal /policy. The research had as its major objective the comprehension of how curriculum integration happens in the context of Primary Education at a Public School of the City of Salvador, within the context of understanding the acts of curriculum constructed in day-to-day situations. To do so, I have opted for a qualitative research approach from the theoreticalmethodological viewpoint of a crititcal and multi-referential ethnic research of phenomenological inspiration, by the principles presented, the relevance to the type of study and its purposes. To access the understandings of the subjects I have employed open interviews, document analysis, participant observation and a field diary, as well as document analysis. The information gathered was analyzed using content analysis. The study of the organization of initiatives regarding integrated practices hereby investigated revealed that for such initiatives to take place in the school setting it is not necessary that disciplinary curriculum organization is left out; in other words, disciplinary curricular organization establishes a relation of coexistence with the integrated approach. It also demonstrates that collegiality and collaboration between teachers of this particular teaching unit foster the success of integrated activities and while these practices are presented as a more dialogic, dialectic and flexible form of curriculum organization, they do not necessarily preclude other more authoritarian practices of control and power. |
Palavras-chave: | Organização curricular disciplinar Organização curricular integrada Atos de currículo Currículos Disciplinary curricular organization Integrated curriculum organization Acts of curriculum |
CNPq: | Educação |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | FACED-UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17052 |
Data do documento: | 27-Fev-2015 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SURAMA Tese de Doutorado.pdf | 978,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.