Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16910
Tipo: Tese
Título: Formação de educadores para uma prática educativa lúdica: pode um peixe vivo viver fora d’água fria?
Autor(es): Ramos, Rosemary Lacerda
Autor(es): Ramos, Rosemary Lacerda
Abstract: Como formar educadores para o desenvolvimento de uma prática educativa lúdica? O presente estudo parte desta pergunta, objetivando tematizar a formação de um educador que respeite, contemple e integre as atividades lúdicas da criança na prática educativa. Tal interesse acadêmico tem início ainda no curso de Mestrado, quando se identificou a carência de conhecimentos, por parte dos professores, acerca da ludicidade infantil, o que constitui o problema desta Tese. Tal constatação conduziu a uma reflexão crítica sobre o assunto, agora no curso de Doutorado em Educação. Aqui, seguindo essa reflexão, desenvolveu-se um experimento formativo, com 20 alunas do curso de Pedagogia da UNEB, campus de Salvador (BA), alunos de um curso de Pedagogia, habilitação em Educação Infantil, para que venham a respeitar, contemplar e integrar as atividades lúdicas da criança à sua prática educativa, cujo exercício primeiro faz-se ainda no estágio supervisionado. Esta tese comunica tal experimento, inicialmente focalizando a ludicidade infantil, a partir de uma obra já clássica nesse domínio, Homo ludens (1938), de Johan Huizinga, e de distintas vertentes do assunto, aqui consideradas: a socioantropológica, de Gilles Brougère; a de Jean Piaget e a de Lev Vygotsky, sobre o desenvolvimento psicológico e a aprendizagem da criança; a de Cipriano Luckesi sobre a experiência lúdica; e a psicanalítica de Bruno Bettelheim. Em seguida, faz-se um esboço histórico da educação infantil, em cuja prática identifica-se a ausência da ludicidade, e se considera a alternativa do desenvolvimento de uma educação infantil lúdica. O relato do experimento em si enfoca a metodologia da pesquisa empírica realizada, fundamentando-se e justificando a proposta de formação do professor desse nível de ensino como mediador, aberto à ludicidade infantil.
ABSTRACT How to enable teachers for the development of an education whose fundament is the playful behavior? This question is the starting-point of the present study in order that the teacher may respect, appreciate and include the children’s playing activities in his educational work. The interest concerning this subject starts in the course of Master of Education when I identify a need for knowledge of the teachers about children’s playful behavior. It becomes a problem that impels me now, in the course of Doctor of Education, to a critical reflection about their background. So, according this reflection, I propose the development of an educational experiment whose participants are twenty undergraduates of the Pedagogy course in UNEB, campus of Salvador-BA, with professional qualification in child education in order they may respect, appreciate and integrate the children’s playing activities in their educational work. It may start during the supervised tour of duty as it was made. This thesis reports such experiment. First, the author bases the study in the understanding of different approaches to the children’s playful behavior: the historical one, by Johan Huizinga, in his classical work on this subject, Homo ludens (1938); the social and anthropological one, by Gilles Brougère; the concerning one, about children’s psychological development and apprenticeship, by Jean Piaget and Lev Vygotsky; the psychoanalytical one, by Bruno Bettelheim, and the existential one, by Cipriano Luckesi. After that, a historical sketch of the child education is made when it shows the playful behavior is out of this kind of teaching, and it approaches to the proposition of an education whose basis is the playful behavior; the methodology of the carried out empirical research is defined; it aims to base and to justify the proposition of the teacher background of this education level as mediator, in order words, opened to the entire playful behavior.
Palavras-chave: Ludicidade
Educação infantil
Brincadeiras
Professores de educação pré-escolar – Formação
Educação de crianças
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16910
Data do documento: 27-Jan-2015
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAMOS Rosemary-TESE-Doutorado Diploma.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.